Movimente-se: confira dicas de exercícios para a melhor idade

Sabemos que ap√≥s os 50 anos o corpo n√£o √© mais o mesmo. H√° algumas altera√ß√Ķes que ocorrem com o passar dos anos que podem afetar o sistema imunol√≥gico, sistemas muscular e √≥sseo, tornando o corpo mais vulner√°vel a algumas doen√ßas. Os exerc√≠cios f√≠sicos, portanto, tem como principal objetivo trazer benef√≠cios √† sa√ļde de quem os pratica. A diminui√ß√£o da incid√™ncia de doen√ßas cardiorrespirat√≥rias e cardiovasculares √© uma das boas consequ√™ncias que a pr√°tica de atividades f√≠sicas traz aos indiv√≠duos a partir dessa idade.

O fisioterapeuta Fernando Haluch cita alguns benefícios da prática de exercícios físicos após os 50 anos:

Benefícios da atividade física após os 50 anos

  • Perda e controle do peso;
  • Diminui√ß√£o dos riscos de doen√ßas cr√īnicas;
  • Benef√≠cios √† sa√ļde mental;
  • Aumento da produtividade e aten√ß√£o;
  • Aumento da disposi√ß√£o;
  • Melhora da autoestima;
  • Melhora do desempenho nas atividades di√°rias e cotidiano;
  • Fortalecimento do sistema imunol√≥gico;
  • Melhora da for√ßa e resist√™ncia muscular;
  • Ajuda a melhorar a postura;
  • Diminui√ß√£o de dores cr√īnicas;
  • Diminui√ß√£o dos riscos de doen√ßas cardiovasculares;

Há vários pontos mais específicos que as atividades físicas vão influenciar em pessoas acima de 50 anos, são eles:

  • Diminui√ß√£o dos riscos de doen√ßas cardiovasculares, trazendo um bem-estar geral para a vida e a sa√ļde dessas pessoas;
  • Melhora da for√ßa e resist√™ncia dos m√ļsculos atrav√©s de exerc√≠cios espec√≠ficos e alongamentos musculares, evitando e prevenindo quedas e les√Ķes;
  • Ter um melhor controle do peso, evitando les√Ķes osteomusculares;
  • Diminui√ß√£o de dores causadas por doen√ßas cr√īnicas, como a fibromialgia;

Problemas mais comuns associados à falta de atividades físicas

  • Sedentarismo;
  • Problemas cardiovasculares e de circula√ß√£o;
  • Estresse;
  • Depress√£o;
  • Baixa autoestima;
  • Ganho de peso;
  • Dores nas articula√ß√Ķes;
  • Sobrecarga articular;
  • Compensa√ß√Ķes musculares;

‚Äú√Č importante destacar que todos esses problemas causados pelo sedentarismo e pela falta da pr√°tica de exerc√≠cios f√≠sicos podem gerar doen√ßas cr√īnicas, tendo em vista que os problemas cardiovasculares e circulat√≥rios se tornam ainda mais comuns ap√≥s certa idade‚ÄĚ, explica Fernando.

Exercícios mais importantes após os 50 anos

Fernando tamb√©m entende que a pr√°tica de exerc√≠cios f√≠sicos deve ser pensada nas individualidades de cada pessoa, respeitando suas restri√ß√Ķes: ‚ÄúTodo exerc√≠cio √© importante. N√£o existe uma atividade f√≠sica mais espec√≠fica que as pessoas devem praticar ap√≥s os 50 anos. √Č importante desenvolver o h√°bito de praticar atividades f√≠sicas e tornar isso prazeroso, e os exerc√≠cios mais indicados s√£o aqueles que favorecem as particularidades de cada pessoa, respeitando as suas restri√ß√Ķes‚ÄĚ.

Para ele, o mais importante é, em um primeiro momento, fazer uma avaliação médica e todos os exames requeridos pelos especialistas antes de começar a praticar atividades e exercícios que exigem mais resistência. Com a autorização médica, o paciente pode procurar a atividade física que mais se adequa a sua rotina.

Dicas de exercícios para melhor idade para serem praticados em casa ou ao ar livre

A partir do momento que a pessoa estiver apta para fazer atividades f√≠sicas, ela pode fazer os exerc√≠cios em casa ou ao ar livre, completa Fernando: ‚ÄúVai muito do que a pessoa gosta de fazer. Pode ser um abdominal, bicicleta ergom√©trica, uma caminhada, um simulador de marcha, agachamentos, flex√£o de bra√ßos, exerc√≠cios funcionais e exerc√≠cios aer√≥bicos e, se poss√≠vel, tudo com a orienta√ß√£o de um profissional. O importante √© estar apto e com a sa√ļde em dia, levando em conta o uso de roupas confort√°veis, pois o exerc√≠cio f√≠sico precisa ser prazeroso e se tornar um h√°bito na vida da pessoa que o pratica‚ÄĚ.

Fonte: Fernando Haluch, fisioterapeuta credenciado da Paraná Clínicas

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