O programa Gestar Bem, da Paraná Clínicas, tem como objetivo fazer uma extensão de um complemento de todo o atendimento materno e infantil para gestantes e pais, beneficiários da Paraná Clínicas, por meio de um curso.

O Dr. André Branco, ginecologista credenciado da Paraná Clínicas, conta que o programa é muito importante como parte da gestação, principalmente agora na pandemia quando as grávidas precisam ainda mais de apoio e esclarecimentos sobre a gravidez e a maternidade:

‚ÄúA ideia √© justamente reunir, em uma conversa, temas que s√£o de extrema relev√Ęncia para quem est√° passando pela experi√™ncia da gravidez e que normalmente n√£o temos oportunidade de explicar mais a fundo nas consultas. O objetivo √© complementar, tirar d√ļvidas e criar um canal de esclarecimento n√£o s√≥ da parte m√©dica, mas das rotinas de interna√ß√£o, de avalia√ß√£o hospitalar e encaminhamentos m√©dicos da Paran√° Cl√≠nicas‚ÄĚ, explica.

Como funciona o programa

O Gestar Bem √© um curso de gestantes que promove aos casais uma experi√™ncia de contato mais pr√≥xima com os profissionais de sa√ļde e a obten√ß√£o de informa√ß√Ķes de qualidade sobre a gravidez e os processos hospitalares envolvidos em tudo isso.

‚ÄúN√≥s unimos essas duas coisas no curso: informa√ß√£o m√©dica e orienta√ß√£o hospitalar. Buscamos abordar temas corriqueiros e de suma import√Ęncia para quem est√° passando pelo processo de gesta√ß√£o‚ÄĚ, explica o Dr. Andr√©.

O enfoque do programa é compartimentalizado, contando com a participação de uma equipe multifuncional com ginecologista e obstetra, enfermeira, nutricionista e pediatra.

‚ÄúUm dos momentos mais aguardados do curso √© a parte da pediatria, em que a pediatra fala sobre amamenta√ß√£o, desenvolvimento do rec√©m-nascido nos primeiros meses de vida e, tenta, tamb√©m, desmistificar algumas coisas em rela√ß√£o a cuidados com higiene, principalmente para os casais que v√£o ter o primeiro filho. √Č uma aula que engloba todas essas quest√Ķes essenciais‚ÄĚ, explica Dr. Andr√©.

Novo formato de aulas

Por conta da pandemia, as aulas presenciais do programa foram suspensas. Com isso, surgiu a oportunidade de continuar com o curso virtualmente ‚Äď atrav√©s de encontros por v√≠deo chamada.

‚ÄúEm um primeiro momento, a preocupa√ß√£o foi muito grande, principalmente pelo fato de n√£o termos muitas informa√ß√Ķes acerca dos riscos do COVID-19 para a gravidez. Com o passar do tempo, fomos percebendo que os riscos da doen√ßa n√£o eram t√£o diferentes para as gestantes. Ainda assim, pensamos em adaptar as aulas para encontros remotos‚ÄĚ.

De acordo com o Dr. Andr√©, a necessidade das aulas permaneceu e ent√£o foi necess√°rio adaptar formas de levar essas informa√ß√Ķes para os casais √† dist√Ęncia: ‚ÄúA gente entende que, pelo menos por enquanto, as reuni√Ķes presenciais ainda oferecem riscos, ent√£o estamos fazendo uma adapta√ß√£o toda especial para esse curso acontecer de forma remota‚ÄĚ.

Mesmo no formato online, os participantes s√£o incentivados a interagir. No momento da inscri√ß√£o, os casais podem enviar as suas d√ļvidas para que sejam respondidas pelos profissionais durante o curso online.

Inscrição e programação

O curso conta com duas aulas online ao vivo com duas horas de duração, que acontecem em dias diferentes. As próximas aulas acontecerão nos dias 18 e 19 de novembro (quarta e quinta-feira), das 19h às 21h.

Para participar é preciso ser beneficiário da Paraná Clínicas se inscrever com pelo menos um dia de antecedência pelo e-mail priori@paranaclinicas.com.br. Os participantes recebem certificado.

A programação conta com os seguintes temas:

Dia 1 ‚Äď 18/11‚ÄúGesta√ß√£o, Tipos de Parto e Puerp√©rio‚ÄĚ

‚ÄúAmamenta√ß√£o e orienta√ß√Ķes de banho‚ÄĚ

Dia 2 ‚Äď 19/11

‚ÄúCuidados com a Crian√ßa e Puericultura‚ÄĚ e ‚ÄúNutri√ß√£o e Gesta√ß√£o‚ÄĚ

Voc√™ pode conferir mais informa√ß√Ķes a respeito do programa em nosso site, atrav√©s do link: https://www.paranaclinicas.com.br/priori/programa-gestar-bem/

Fonte: Dr. André Branco, ginecologista e obstetra credenciado da Paraná Clínicas

Leia mais:

Outubro Rosa: entenda a import√Ęncia do autoexame para a preven√ß√£o do c√Ęncer de mama

Como evitar c√°lculo renal: siga essas recomenda√ß√Ķes m√©dicas

Busca por ajuda psicol√≥gica cresce com o confinamento e alerta para debate sobre sa√ļde mental no p√≥s-pandemia