Quando se fala que é melhor prevenir do que remediar, devemos levar em conta que quando se trata da saúde da mulher, fazer os exames periódicos torna isso muito mais fácil.
Mas muitas vezes surge a dúvida de quais exames são mais importantes e quais devem ser feitos a partir de certa idade.
Para isso, vamos falar sobre os exames necessários para manter a saúde da mulher sempre em dia e prevenir casos avançados de doenças que podem ser tratadas no início.

Exames periódicos para a mulher

Dentre os exames necessários, o Papanicolau é um exame que deve ser feito anualmente. Este exame possibilita diagnosticar doenças como infecções vaginais diversas e, até mesmo, câncer de colo de útero, enfermidade que pode ser causada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).
Outro importante exame é a Mamografia, que deve ser feita a partir dos 40 anos e é através dela que se pode detectar nódulos e até mesmo, com a ajuda de outros exames clínicos, o câncer de mama.
O Ultrassom Transvaginal é o exame que gera imagens de órgãos como vagina, colo do útero, trompas e ovários, e torna possível identificar problemas como pólipos no endométrio, cistos e, até mesmo, câncer. Ele deve ser feito anualmente.
Outros exames importantes são: Colposcopia, Vulvoscopia, Densitometria Óssea, Colesterol total e frações e testes hormonais.

A importância do diagnóstico

São inúmeros exames que fazem parte do check-up feminino. Trata-se de um cuidado que deve estar sempre em pauta, que pode ir de uma simples coleta de sangue a exames mais complexos.
A partir destes exames, pode ocorrer o diagnóstico precoce de uma doença e com isso aumentar o sucesso do tratamento.
É importante estar sempre atenta à idade recomendada para realizar cada exame, bem como a frequência.

Fonte: Dra. Camila Mendes – Ginecologista – CRM-PR 32136