Em tempos de pandemia e isolamento social, em que ficar em casa √©, para muitos, a √ļnica op√ß√£o, n√£o podemos deixar que essa nova rotina prejudique a nossa sa√ļde. Portanto, enquanto a vida n√£o volta ao normal, confira abaixo algumas dicas da nutricionista Carina Plocharski para uma alimenta√ß√£o mais saud√°vel e o fortalecimento da imunidade para voc√™ passar por esse per√≠odo da melhor maneira poss√≠vel.

Mantenha uma rotina alimentar: fa√ßa pelo menos 4 refei√ß√Ķes por dia (caf√© da manh√£, almo√ßo, lanche da tarde e jantar), nos mesmos hor√°rios que habitualmente faria se estivesse fora de casa ou trabalhando.

Prefira alimentos in natura: Evite comprar e ter em casa alimentos ultra processados como: salgadinhos, refrigerantes, bolachas, pão branco fatiado, sucos de pacote, congelados etc. Esses alimentos contêm muitas calorias e poucos nutrientes, podendo contribuir para o ganho de peso.

V√° para a cozinha: prepare suas pr√≥prias refei√ß√Ķes! Alimenta√ß√£o feita em casa, na maioria das vezes, √© bem mais saud√°vel do que comprar pronta.

Lave bem os alimentos: principalmente frutas e verduras devem ser higienizadas antes do consumo. Para fazer isso, basta colocar 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e deixar os vegetais ou frutas de molho por 15 minutos. Após isso, lave em água corrente normalmente.

Hidrate-se: com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, o hábito de tomar água se torna um pouco mais difícil. Uma boa dica é determinar uma meta diária de hidratação para que seja cumprida ao longo do dia, como por exemplo: 500ml de água até as 12h e 500ml de água até antes do jantar. Você também pode incluir chás de ervas para ajudar a manter o corpo hidratado e aquecido.

Mantenha uma rotina de exercícios: faça atividades físicas de acordo com a sua capacidade e limitação. Pode ser uma caminhada leve, exercícios com aplicativos, exercícios aeróbicos, andar de bicicleta. Se for ao parque, não esqueça de usar sua máscara!

Para complementar as dicas para uma rotina saudável, é muito importante também adicionar no nosso dia a dia alimentos que contribuam para o fortalecimento da nossa imunidade. Confira alguns exemplos e como eles podem ser incluídos na alimentação:

  • Lim√£o ou frutas c√≠tricas: ricos em vitamina C, s√£o antioxidantes que aumentam a resist√™ncia do organismo. Dica: tempere a salada com lim√£o ou consuma uma fruta c√≠trica como sobremesa ap√≥s o almo√ßo. Exemplo: laranja, goiaba, kiwi, abacaxi.
  • Alho e cebola: como s√£o probi√≥ticos naturais, ajudam na sa√ļde do intestino. Utilize como tempero para preparar a comida: arroz integral, feij√£o, ovos mexidos etc.
  • Sementes (girassol e ab√≥bora) e castanhas: ricas em zinco e vitamina E, s√£o nutrientes importantes para a imunidade. Podem ser inclu√≠das na alimenta√ß√£o como lanches intermedi√°rios ou adicionados em cima das saladas.
  • Gengibre: √© raiz com alto poder anti-inflamat√≥rio, combatendo resfriados e dor de garganta. Pode ser adicionado em sucos de frutas ou ch√°s = 300ml de √°gua + 1 colher de sopa de gengibre ralado. Ferver por 5 minutos, coar e tomar durante o dia.

Fonte: Carina Plocharski, Nutricionista

Leia mais:

Por que sentimos menos sede no frio? Saiba a import√Ęncia da hidrata√ß√£o para uma boa imunidade¬†

Yoga na pandemia: tenha mais qualidade de vida

Cuidados com a máscara ao fazer uma refeição