Um momento de fragilidade em nosso organismo √© prop√≠cio para a contamina√ß√£o por diversas doen√ßas. Agora que a preocupa√ß√£o √© evitar ao m√°ximo se contagiar pelo novo coronav√≠rus, √© importante entender que manter a imunidade √© o primeiro passo para se proteger. O ato de beber √°gua √© fundamental para evitar esta e outras doen√ßas, pois, por ser a principal subst√Ęncia em nosso corpo, ela √© encontrada, inclusive, dentro das c√©lulas e no pr√≥prio sangue.

O cl√≠nico geral Dr. Rui Bocchino explica que a partir do momento em que deixamos de beber √°gua, como no inverno, quando existe a situa√ß√£o de que o organismo teoricamente precisa de menos √°gua ou nos ‚Äúavisa‚ÄĚ menos da necessidade da hidrata√ß√£o por existir menos perda de l√≠quido, que acontece atrav√©s do suor, por exemplo, o corpo n√£o mostra essa necessidade maior como no ver√£o e acabamos consumindo menos l√≠quidos.

‚ÄúQuando bebemos menos √°gua, essa quantidade de l√≠quido presente dentro das c√©lulas tamb√©m vai diminuindo e, assim, algumas c√©lulas acabam at√© morrendo. Por conta dessa morte celular, a pessoa tende a ter problemas de sa√ļde, pois c√©lulas que poderiam nos defender, as c√©lulas de imunidade e uma s√©rie de processos que precisam da √°gua para acontecer, n√£o est√£o recebendo a quantidade certa de hidrata√ß√£o‚ÄĚ, explica o m√©dico.

Dr. Rui tamb√©m esclarece que o objetivo da hidrata√ß√£o celular √© justamente fazer com que as c√©lulas cumpram com suas fun√ß√Ķes corretamente. Este √© o caso das c√©lulas do nosso sistema imunol√≥gico, que precisam dos benef√≠cios da √°gua ‚Äď que evita que elas murchem e morram ‚Äď para fazerem as fun√ß√Ķes de defesa do organismo e funcionar adequadamente.

Outra quest√£o que ele destaca √© a atua√ß√£o da hidrata√ß√£o na Imunoglobulina A (IgA), respons√°vel pelos anticorpos da defesa imunol√≥gica, principalmente em crian√ßas: ‚ÄúQuando n√£o bebemos √°gua o suficiente, h√° tamb√©m a redu√ß√£o na produ√ß√£o de saliva, l√°grimas e mucosas, diminuindo a atua√ß√£o da IgA, que reduz a capacidade de o corpo combater microrganismos, v√≠rus e infec√ß√Ķes‚ÄĚ, complementa.

Se a hidratação é tão importante assim para o nosso organismo, como fazer isso regularmente para garantir que estamos ingerindo a quantidade correta de água para manter um bom sistema imunológico? O Dr. Rui traz dicas para aqueles que sentem dificuldade em manter a hidratação e como fazê-la da maneira correta.

Dicas para manter-se hidratado:

РTer uma garrafa de 1 ou 2 litros na qual você possa controlar a quantidade de água que está ingerindo, e no final do dia checar se você ingeriu a quantidade necessária ao perceber quando ela vai esvaziando. Tenha como meta ingerir esses 2 litros de água ao longo do dia. Ao fim do dia, essa garrafa precisa estar vazia.

РAs pessoas tendem a achar que esses dois litros precisam ser tomados de uma vez, e não é bem assim. A quantidade que o corpo precisa está automaticamente ligada ao peso, idade e altura da pessoa. Atletas, por exemplo, podem precisar ingerir mais do que dois litros de água por dia, enquanto pessoas mais sedentárias vão acabar ingerindo menos do que a quantidade recomendada.

РTente não substituir a água por sucos ou chás, o melhor é sempre tomar a água pura.

РVocê pode complementar sua dieta com sucos naturais, chás e água de coco, mas nunca deve substituir.

РExistem aplicativos para celular com lembretes diários que notificam, a cada hora, a quantidade de água que você deve ingerir, como por exemplo, um copo de 250 ml. Nesses aplicativos, você pode configurar e até escolher o tamanho do copo ou garrafa que usa para beber água. Assim, você vai estar sempre atento para consumir a quantidade de água que seu corpo precisa.

РCuidado com a exposição solar! No inverno e, principalmente no isolamento social, essa exposição diminui. Mas o excesso da exposição ao sol pode causar o ressecamento da pele e a desidratação.

– Ao tomar banho, certifique-se de que a temperatura da √°gua esteja morna (n√£o pode passar dos 30¬ļC graus) pois, quanto mais quente, mais haver√° o ressecamento da pele ‚Äď o que prejudica a lubrifica√ß√£o celular.

Fonte:

Dr. Rui Bocchino, clínico geral

Leia mais:

Yoga na pandemia: tenha mais qualidade de vida

Alimentação saudável no inverno

Meditação como aliada na sua rotina