Um momento de fragilidade em nosso organismo é propício para a contaminação por diversas doenças. Agora que a preocupação é evitar ao máximo se contagiar pelo novo coronavírus, é importante entender que manter a imunidade é o primeiro passo para se proteger. O ato de beber água é fundamental para evitar esta e outras doenças, pois, por ser a principal substância em nosso corpo, ela é encontrada, inclusive, dentro das células e no próprio sangue.

O clínico geral Dr. Rui Bocchino explica que a partir do momento em que deixamos de beber água, como no inverno, quando existe a situação de que o organismo teoricamente precisa de menos água ou nos “avisa” menos da necessidade da hidratação por existir menos perda de líquido, que acontece através do suor, por exemplo, o corpo não mostra essa necessidade maior como no verão e acabamos consumindo menos líquidos.

“Quando bebemos menos água, essa quantidade de líquido presente dentro das células também vai diminuindo e, assim, algumas células acabam até morrendo. Por conta dessa morte celular, a pessoa tende a ter problemas de saúde, pois células que poderiam nos defender, as células de imunidade e uma série de processos que precisam da água para acontecer, não estão recebendo a quantidade certa de hidratação”, explica o médico.

Dr. Rui também esclarece que o objetivo da hidratação celular é justamente fazer com que as células cumpram com suas funções corretamente. Este é o caso das células do nosso sistema imunológico, que precisam dos benefícios da água – que evita que elas murchem e morram – para fazerem as funções de defesa do organismo e funcionar adequadamente.

Outra questão que ele destaca é a atuação da hidratação na Imunoglobulina A (IgA), responsável pelos anticorpos da defesa imunológica, principalmente em crianças: “Quando não bebemos água o suficiente, há também a redução na produção de saliva, lágrimas e mucosas, diminuindo a atuação da IgA, que reduz a capacidade de o corpo combater microrganismos, vírus e infecções”, complementa.

Se a hidratação é tão importante assim para o nosso organismo, como fazer isso regularmente para garantir que estamos ingerindo a quantidade correta de água para manter um bom sistema imunológico? O Dr. Rui traz dicas para aqueles que sentem dificuldade em manter a hidratação e como fazê-la da maneira correta.

Dicas para manter-se hidratado:

– Ter uma garrafa de 1 ou 2 litros na qual você possa controlar a quantidade de água que está ingerindo, e no final do dia checar se você ingeriu a quantidade necessária ao perceber quando ela vai esvaziando. Tenha como meta ingerir esses 2 litros de água ao longo do dia. Ao fim do dia, essa garrafa precisa estar vazia.

– As pessoas tendem a achar que esses dois litros precisam ser tomados de uma vez, e não é bem assim. A quantidade que o corpo precisa está automaticamente ligada ao peso, idade e altura da pessoa. Atletas, por exemplo, podem precisar ingerir mais do que dois litros de água por dia, enquanto pessoas mais sedentárias vão acabar ingerindo menos do que a quantidade recomendada.

– Tente não substituir a água por sucos ou chás, o melhor é sempre tomar a água pura.

– Você pode complementar sua dieta com sucos naturais, chás e água de coco, mas nunca deve substituir.

– Existem aplicativos para celular com lembretes diários que notificam, a cada hora, a quantidade de água que você deve ingerir, como por exemplo, um copo de 250 ml. Nesses aplicativos, você pode configurar e até escolher o tamanho do copo ou garrafa que usa para beber água. Assim, você vai estar sempre atento para consumir a quantidade de água que seu corpo precisa.

– Cuidado com a exposição solar! No inverno e, principalmente no isolamento social, essa exposição diminui. Mas o excesso da exposição ao sol pode causar o ressecamento da pele e a desidratação.

– Ao tomar banho, certifique-se de que a temperatura da água esteja morna (não pode passar dos 30ºC graus) pois, quanto mais quente, mais haverá o ressecamento da pele – o que prejudica a lubrificação celular.

Fonte:

Dr. Rui Bocchino, clínico geral

Leia mais:

Yoga na pandemia: tenha mais qualidade de vida

Alimentação saudável no inverno

Meditação como aliada na sua rotina