Colesterol alto, triglicerídeos e obesidade. Com a pandemia causada pelo coronavírus, a Covid-19 tornou-se um grande problema de saúde pública no mundo inteiro. Nitidamente essa doença tem sido tratada com bastante empenho pelas autoridades e pela comunidade médica, mas  vale lembrar que algumas outras enfermidades tiveram seu diagnóstico e tratamento colocado em um segundo plano. Uma delas é o colesterol alto, o qual é denominado de dislipidemia. 

Além disso, o contexto de isolamento social gerado pela pandemia é um período marcado pelo aumento do sedentarismo da população que pode influenciar o aumento do índice de doenças como obesidade por conta da maior permanência em casa e, consequentemente, maior ingestão calórica por parte das pessoas.

Todas essas situações são um sinal de alerta para a saúde e, portanto, os cuidados devem ser redobrados. Neste artigo, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, com dicas de como identificar o colesterol alto, bem como o triglicerídeo elevado e outras condições. Leia mais!

Colesterol alto: o que é, sintomas e como controlar

O colesterol faz parte do organismo e é considerado um tipo de gordura produzida pelo fígado a partir de alimentos gordurosos presentes na dieta. Na prática, o colesterol está relacionado com a produção de diversos hormônios e também pode ser encontrado em todas as células do organismo (sendo um componente essencial na membrana plasmática).

O colesterol é transportado no sangue por meio de suas frações HDL-colesterol e LDL-colesterol. Quando o colesterol está alto, é importante ter atenção para controlar o nível dessa substância no organismo e evitar problemas mais sérios de saúde.

Sintomas de colesterol alto

Geralmente, o colesterol alto não acarreta sintomas ao paciente. Porém, a pessoa pode ter um quadro sintomático por conta das doenças decorrentes do colesterol elevado.A principal consequência do colesterol elevado é a obstrução das artérias do organismo pelo excesso de colesterol. 

O excesso da fração LDL-colesterol está relacionada com essa obstrução. Como consequência deste quadro podem ocorrer diversas situações como:

→ Obstrução das artérias do coração e, consequentemente, infarto no agudo do miocárdio;

→ Obstrução das artérias carótidas e/ou cerebrais com possível quadro de acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame;

→Obstrução de artérias e surgimento de aneurismas arteriais.

São sintomas ocasionados por essas doenças: dor torácica, dor de cabeça, paralisia de membros superiores e inferiores, alterações súbitas da fala, desvio de rima bucal e tumorações nos vasos.

Como controlar o colesterol

O primeiro passo para o controle do colesterol elevado deve ser o controle da dieta. Quanto menor a quantidade de gordura na dieta, menor será a quantidade de colesterol produzido pelo organismo.

Para mudar a dieta, é importante evitar o consumo de alimentos como:

Frituras;

→Carnes com alto teor de gordura;

→Salsichas;

→Linguiças e embutidos de bacon.

Dica: opte por uma dieta rica em fibras, carnes brancas e carnes vermelhas com baixo teor em gorduras.

Além do cuidado com os hábitos alimentares, realizar atividades físicas periodicamente é essencial para a queima do colesterol excessivo no organismo. A combinação de dieta adequada com exercícios são os dois principais pilares no tratamento de colesterol alto.

Se mesmo com essas mudanças, o colesterol não for reduzido, o indicado é o tratamento específico com medicamentos que visam diminuir a produção de colesterol pelo organismo e, consequentemente, reduzir as complicações da doença.

É importante salientar que os exames devem ser feitos com regularidade e manter os cuidados e o tratamento certo podem reduzir as taxas de mortalidade e previnem doenças. Não deixe de fazer o check-up completo com exames de rotina e no caso de alterações dos exames, agende uma consulta com o cardiologista!

Triglicerídeos alto: o que é e como tratar

O triglicerideos alto é também chamado de hipertrigliceridemia e é causado pelo excesso de lipoproteínas transportadoras de triglicerídeos no sangue (um tipo específico de gordura).

O excesso de triglicerídeos também está relacionado com uma dieta inadequada. Alimentos ricos em carboidratos formados pela adição de farinhas, refrigerantes e excesso de açúcar estão relacionados com esta alteração.

São sintomas desta elevação: fígado gorduroso por conta do acúmulo de triglicerídeos neste órgão, casos de pancreatite aguda e presença de xantomas (manchas amareladas ricas em gordura na pele e nas pálpebras).

Como tratar o triglicerídeos

O tratamento do excesso dos triglicerídeos está baseado nos mesmos princípios do tratamento do colesterol elevado: dieta específica, atividade física e tratamento com remédios. Em relação à alimentação, é essencial evitar o consumo excessivo de açúcares, carboidratos à base de farinhas e refrigerantes. 

Vale lembrar que as medicações que tratam o colesterol e os triglicerídeos elevados são diferentes entre si.

Diagnóstico de triglicerídeos

O diagnóstico do colesterol e dos triglicerídeos elevados ocorre através de um exame laboratorial específico após coleta de sangue. 

Para pessoas acima de 40 anos é recomendado que seja realizado pelo menos um exame anual. No caso de adultos portadores de diabetes, pressão alta, obesidade, sobrepeso ou sedentárias, também é importante fazer o check up anual. 

Os triglicerídeos têm influência genética. Ou seja, filhos de pais com colesterol e triglicerídeos elevados possuem mais chances de desenvolver a doença. Nestes casos, é essencial consultar um médico especializado no assunto para um acompanhamento mais próximo. 

Dicas gerais para cuidar da saúde cardiovascular

Como medidas gerais para uma saúde cardiovascular adequada, adotar um estilo de vida saudável é fundamental. Entre os hábitos mais indicados, recomenda-se:

Combate ao sedentarismo, com realização regular de atividade física;

Nutrição adequada, com ingestão de alto teor de fibras e frutas e ingestão de baixo teor de gorduras;

Combate à obesidade e ao sobrepeso;

→ Combate ao tabagismo e sua interrupção;

→ Controle de pressão alta, diabetes e dislipidemia (colesterol elevado).

Outras doenças: obesidade e pandemia

Obesidade e pandemia passaram a ter uma relação que preocupa especialistas em tempos de crise sanitária. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, revelam que uma a cada quatro pessoas maiores de 18 anos está acima do peso no Brasil.

Com as mudanças na rotina por conta do distanciamento social,  o  fechamento das escolas e a adaptação às aulas remotas nas quais as crianças passam mais horas em frente ao computador e sem sair de casa, são fatores que podem influenciar a obesidade infantil na pandemia. A mesma coisa pode ser notada pela naturalização do home office.

Além de todos os problemas de saúde que a obesidade pode trazer para as pessoas, existe uma preocupação atual que relaciona a obesidade às complicações respiratórias em pacientes com covid-19. Ou seja: preocupação em dobro. Por isso, vale destacar mais uma vez a importância da realização de exames de rotina e de cuidados com a saúde.

A Paraná Clínicas conta com um quadro de médicos especializados em cardiologia, endocrinologia e outras áreas. 

Com informações: Dr. Márcio Fabiano Chaves, Cardiologista da Paraná Clínicas.

Gostou do conteúdo e quer conferir mais dicas de saúde? Acesse!