A Covid-19 tem sido uma grande preocupação nestes últimos anos. Devido ao seu alto índice de contágio e ao número de mortes causadas pela sua contaminação, surgiram inúmeras pesquisas e a partir delas as vacinas.
O objetivo principal das vacinas é conferir proteção às pessoas. Elas visam a diminuição de agravamentos e mortalidade por um agente em específico. Mas como elas funcionam?

Como funcionam as vacinas contra Covid-19

Os agentes combatidos pelas vacinas podem ser vírus ou bactérias que podemos chamar de antígenos. Nosso corpo, ao ter contato com esses agentes, passa a produzir anticorpos a fim de combater as infecções.
Como existe um mecanismo de memória em nosso corpo, ao sermos vacinados, criamos anticorpos que combatem infecções subsequentes que possamos vir a contrair.
No caso das vacinas para COVID temos os seguintes mecanismos de ação:
• Vírus inativado: um vírus que foi inativado, que não causa doença, mas que é capaz de induzir resposta imune (criação de anticorpos);
• RNA mensageiro: usa um RNA geneticamente modificado para gerar uma proteína que induz resposta imunológica;
• Vetor viral: um vírus geneticamente modificado para não causar doenças, que produz proteínas do SARS-CoV-2 gerando imunidade (criação de mecanismos de defesa).

A vacina impede a contaminação?

Não, mas com as vacinas e seus estudos subsequentes, observamos diminuição da gravidade dos casos e nos níveis de mortalidade. E isso independe do mecanismo de ação da vacina, ou seja, todas elas são eficazes.
Espera-se que as pessoas vacinadas tenham melhor resposta a infecção e com isso quadros mais brandos da doença.
Ao se infectar a pessoa pode ter um quadro assintomático e eventualmente quadros leves ou moderados.
A vacina comprovadamente diminui os números de mortes e hospitalizações pela Covid.
Uma parcela pequena da população ainda pode evoluir com gravidade, mas este número será muito menor do que na população não vacinada.

Precauções para evitar o contágio

Devemos manter os ambientes ventilados, manter o uso de máscara, uso rotineiro de álcool 70%, lavagem das mãos e, sempre que possível, o distanciamento social. Estes são mecanismos eficazes para que não ocorra contaminação de Coronavírus ou outros vírus respiratórios.
Em relação às máscaras, nas próximas semanas em nossa região, devemos ter atualizações quanto ao uso delas, o Estado já se pronunciou a respeito, haverá espaços desobrigados de sua utilização. Em alguns locais como serviços de saúde deveremos observar a sua obrigatoriedade.

Fonte: Eduardo Roberto Pedroso Senter, Médico Clínico Geral, CRM PR 37.275