Sintomas como fadiga, falta de energia e dificuldade em emagrecer, podem ser sinais de metabolismo lento. Mas, por que algumas pessoas têm o metabolismo mais lento do que outras? Vamos explicar a seguir:

Por que algumas pessoas têm o metabolismo mais lento?

O metabolismo é um processo que tem relação com a capacidade do corpo de produzir e armazenar energia a partir de gordura, açúcar e proteína. De acordo com a taxa metabólica, quanto mais rápido o organismo utiliza os estoques de energia, melhor o seu funcionamento.  Se essa queima ocorre de forma demorada, a fisiologia não está funcionando da melhor forma possível.

 

Como saber se meu metabolismo está lento?

Quem apresenta o metabolismo lento demora mais para digerir o alimento e isso causa uma demora para que o corpo receba os nutrientes de que precisa. Mesmo em repouso, o corpo precisa de energia para funções básicas como a respiração e digestão, por exemplo, por isso é importante ficar atento aos sinais de que sua taxa metabólica está em baixa. Alguns desses sintomas são:

  • ganho de peso;
  • fadiga;
  • falta de energia;
  • pele seca;
  • unhas quebradiças;
  • dificuldade em perder peso;
  • queda de cabelo.

Se você está lendo esse texto e apresenta dois ou mais sintomas, em um breve espaço de tempo, procure um médico, pois podem ser sinais de que o seu corpo não está processando a energia como deveria, ou seja, está com dificuldade em digerir e absorver nutrientes importantes.

 

O metabolismo lento é prejudicial à saúde, certo? Como tratar e prevenir esse fator?

A taxa metabólica varia de pessoa para pessoa, levando em conta alguns fatores como a genética, envelhecimento, hormônios e obesidade, por exemplo. Em pessoas saudáveis, o metabolismo lento pode estar relacionado a maus hábitos, como má alimentação, sono desregulado, beber pouca água e falta de exercícios físicos.

É importante que um diagnóstico seja feito pelo médico especialista – normalmente o endocrinologista. É ele quem irá dizer se realmente a taxa metabólica está lenta e irá investigar as causas do problema.

Após esse diagnóstico, algumas atitudes podem ser tomadas para que o metabolismo volte a acelerar, como melhorar hábitos alimentares, diminuir açúcares, dar preferência a proteínas e consumir gorduras saudáveis, como salmão, azeite e abacate, por exemplo. Realizar atividades físicas como a musculação também pode ajudar.

Mas, é importante que haja um acompanhamento médico em uma clínica especializada, tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento correto.

Ficou com alguma dúvida? Acompanhe nosso site e nossas redes sociais para mais dicas de saúde e bem-estar!

 

O que é metabolismo basal e como ele interfere no peso. Dra Fernanda Gomes de Melo. Disponível em: http://drafernandagomesdemelo.com.br/blog/o-que-e-metabolismo-basal-e-como-ele-interfere-no-peso/. Acesso em 05/06/2021.