No momento em que vivemos, o uso de máscaras cirúrgicas descartáveis sem real necessidade pode ser pouco eficaz no combate ao novo coronavírus. Quem realmente precisa usá-las são os profissionais da saúde, pessoas com sintomas da doença, como tosse e dor de garganta, e pacientes confirmados com Covid-19. Até agora não existe nenhuma orientação para que as pessoas usem máscaras como medida de prevenção. Isso porque, depois de 2 horas utilizando-a sua eficiência começa a diminuir e, após 4 horas, essa eficiência cai ainda mais.

Além disso, se uma pessoa supostamente saudável utiliza as máscaras cirúrgicas descartáveis, tendo a falsa sensação de proteção, acaba se descuidando das outras formas de prevenção, como a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, que são as verdadeiras aliadas nesse momento.

Vale lembrar que o mais indicado para os pacientes que apresentam somente sintomas leves e não fazem parte dos grupos de risco é ficar em casa, em isolamento, para diminuir o risco de disseminação.

 

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais, para mais informações sobre o COVID-19.