Os médicos da Clínica Geral têm sua atuação focada no corpo como um todo, ou seja, atuam no cuidado da saúde como um todo. “O médico clínico geral possui um olhar generalista, sendo capacitado a realizar a avaliação inicial do paciente, através de uma visão global das necessidades do indivíduo”, explica a Dra. Caroline Caldeira, coordenadora médica da Qualidade e dos Programas de Medicina Preventiva da Paraná Clínicas. “Já o médico especialista geralmente está voltado para a abordagem e tratamento de situações específicas e de maior complexidade, com olhar focal e menos amplo” completa.

Qual o papel de um clínico geral na saúde?

O médico especialista, diferentemente do médico generalista (clínico geral), além da formação em medicina, possui algumas outras formações que tornam seu conhecimento mais específico, diz Dr. Eduardo Senter, Coordenador Médico da Paraná Clínicas. O que diferencia o médico clínico geral de outros especialistas é o conhecimento amplo do corpo.

“O médico clínico geral é a porta de entrada adequada à maioria dos atendimentos médicos, trazendo uma abordagem de todo o contexto de saúde do paciente. Este profissional consegue ser resolutivo em grande parte dos atendimentos e, quando observa a necessidade de avaliações especializadas, atua como coordenador do cuidado, mantendo o vínculo e a visão global do paciente.”

– Dra. Caroline Caldeira

Desta forma, eles são mais aptos a entender os sintomas do paciente de uma forma geral e identificar mais prontamente um diagnóstico, tratamento ou indicação para um médico especialista. Este fator também os torna médicos ideais para atuar na linha de frente de pronto-socorros, por conta das variadas e urgentes demandas que este recebe.

Por que procurar um clínico geral?

O Dr. Eduardo Senter ressalta a visão de análise de médico pelo “todo” que inclui até o histórico do paciente da infância até a idade atual, bem como a atuação de forma preventiva para algumas doenças. Justamente por fazerem esse acompanhamento geral do paciente, eles também são os médicos ideais para realizar aquele famoso “check up” anual. Acompanhando os exames frequentemente, o clínico geral conhece o histórico do paciente, podendo identificar inclusive questões hereditárias. “Por isso, os clínicos gerais são ótimas referências para tratar de toda a família”, explica o médico.

Consultar um clínico geral também é fundamental para evitar que um paciente tire suas próprias conclusões sobre seus sintomas e procure um especialista errado para tratamento. Vale salientar, que muitas vezes essa perda de tempo com o autodiagnóstico errado pode ter consequências prejudiciais à saúde do paciente.

Quais doenças podem ser tratadas por um clínico geral sem o acompanhamento de um especialista?

O clínico geral pode trazer a resolutividade para grande parte dos casos, do mesmo jeito que pode contemplar diversos aspectos de saúde e doença em um único atendimento. Assim, também podendo desempenhar um papel de coordenador do cuidado do paciente, segundo Dra. Caroline Caldeira. A médica ainda completa que “várias doenças agudas e crônicas podem ser tratadas pelo médico clínico geral, principalmente quando são doenças de menor gravidade e complexidade clínica. Dessa forma, doenças crônicas em fases iniciais e transtornos agudos não complicados são adequadamente tratados e acompanhados por esse profissional.”

Portanto o clínico geral, além de ajudar o paciente à prevenir doenças, pode ainda tirar dúvidas sobre os tratamentos indicados por um especialista ou sobre os sintomas apresentados, direcionar o seu tratamento, evitar a automedicação e autodiagnóstico, realizar avaliações do corpo antes de cirurgias e início de atividades físicas.

Já fez seu checkup esse ano? Não esqueça de fazê-lo periodicamente e, a Paraná Clínicas disponibiliza, para seus beneficiários, o atendimento por Telemedicina com Clínico Geral, para casos não emergenciais.

Acompanhe nossas redes sociais para receber informações diárias com novas informações sobre a COVID-19 e sobre a Paraná Clínicas.

fontes:

Dra. Caroline Caldeira, coordenadora médica da Qualidade e dos Programas de Medicina Preventiva da Paraná Clínicas

Dr. Eduardo Senter, coordenador médico da Paraná Clínicas

Leia mais:

Saúde Mental em tempos de COVID-19

Informe: Reabertura CIM Água Verde Paraná Clínicas

5 ações importantes que a Paraná Clínicas fez contra a COVID-19