Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Logo, a pandemia se tornou tema de discussão em todos os setores como algo que afetou nossas vidas por completo e está trazendo cada vez mais preocupações.

Com isso, muitas questões foram surgindo quanto a necessidade dos testes e exames que detectam a COVID-19 em pacientes que apresentam sintomas característicos da doença – ou até mesmo os que não apresentam.

Por isso, preparamos um material com perguntas e respostas para explicar as diferenças entre os testes disponíveis no mercado e quando é necessário realizar o exame.

Quais exames existem e estão disponíveis para detectar o COVID-19?

A COVID-19 pode ser detectada através do exame de PCR (Reverse Transcription – Polymerase Chain Reaction), padrão ouro e recomendado pela OMS, em que se realiza a coleta de secreções das mucosas nasais e orofaringe para identificar o vírus ou através do exame de sorologia, realizada por coleta sanguínea.

Quais as principais diferenças entre um exame e outro? Como eles detectam o vírus?

O exame de pesquisa do vírus pela metodologia PCR é o exame mais indicado para a identificação dos casos ativos da doença e, através deste exame, se identifica a presença direta do vírus nas secreções das vias aéreas superiores. Já o exame de sorologia é realizado pela coleta de amostra de sangue e, nesta amostra, identifica-se a presença ou não de anticorpos contra o vírus. O exame da sorologia tem menor indicação de uso, não sendo o mais recomendado para diagnóstico da doença.

Quando o paciente precisa fazer o teste?

O paciente deve fazer o teste quando apresenta sintomas sugestivos da doença, como tosse, dor de cabeça, febre, dor de garganta, dor muscular, redução do olfato ou do paladar, ou quando teve contato recente prolongado com casos confirmados da doença, conforme recomendação médica. O exame mais indicado é o de coleta de secreção nasal e da orofaringe, com pesquisa do vírus pela metodologia PCR.

Com quantos dias após apresentar os sintomas o paciente deve realizar cada exame?

O período ideal para a coleta do teste por PCR é entre o 3º e 7º dias de sintomas. Caso se opte pela realização da sorologia, a coleta de amostra sanguínea deve ser realizada preferencialmente a partir do 8º dia do aparecimento do primeiro sintoma.

Onde realizar o exame? A Paraná Clínicas oferece esse serviço?

Os exames podem ser realizados na maioria dos laboratórios de análises clínicas. A Paraná Clínicas disponibiliza os exames para paciente sintomáticos, seguindo rigorosamente as Diretrizes de Utilização estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

É importante salientar que o médico é o profissional adequado para indicar ou não a realização dos exames, bem como recomendar a metodologia de testagem que será utilizada.

Fonte: Dra. Caroline Caldeira – Clínica Geral e Coordenadora Médica da Qualidade e Programas de Saúde da Paraná Clínicas

Leia mais:

Não devemos usar o elevador com mais de uma pessoa: Mito X Verdade

Assim não protege. Ao usar a máscara cubra o nariz e a boca

Yoga na pandemia: tenha mais qualidade de vida