Desenvolvido por estudante da UFPR, projeto colaborativo mapeia casos sobre o novo coronavírus no Brasil. Em meio a tantos boletins e informações constantemente atualizados sobre o covid-19, é comum que o cidadão se sinta ansioso em relação à situação de sua exposição ao vírus. Uma das perguntas que pode ser a mais comum em relação a isso é: “será que minha vizinhança está sobre risco de infecção?”.

Para responder essa pergunta, a iniciativa “Juntos contra o Covid”, desenvolvida por um estudante de medicina da UFPR, utiliza dados colaborativos, coletados de forma anônima, para mapear zonas de risco de contágio no Brasil.

Os dados, gerados pelas respostas anônimas de usuários à um formulário clínico, passam por um algoritmo, validado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dessa forma, tornando possível a referenciação geográfica dos dados e, por consequência, possibilitando a mapeação de zonas de contágio por níveis (baixo, médio e alto).

Ainda sobre a coleta dos dados utilizados, a plataforma reforça que levam “a sério a segurança e a confidencialidade de suas informações.” e que anonimizam-os antes de serem enviados à suas bases de dados. Além do mais, afirmam que “Todos os dados que constam neste site são protegidos por criptografia SSL”. Dados esses, segundo o portal de notícias da UFPR, que quando comparados com os relatórios oficiais do governo do Estado do Paraná, obtiveram a precisão de 85%.

Não somente com a intenção de disponibilizar um mapa atualizado automaticamente, de 5 em 5 minutos, para a população, o projeto ainda visa que esses milhares de dados anônimos possam ser utilizados por estudos futuros sobre a pandemia do coronavírus, cruzando dados de ordem clínica, econômica e social com as informações oficiais divulgadas pelos órgãos públicos.

Até o momento a iniciativa está disponível de forma gratuita, como também demonstra a intenção de ficar disponível à comunidade, mas conta com a doação voluntária de apoiadores do projeto e de empresas e entidades.

Você pode acessar o mapa que projeta o risco de infecção clicando AQUI

Acompanhe nossas redes sociais para receber informações diárias com novas informações sobre a COVID-19 e sobre a Paraná Clínicas.

Leia mais:

Acompanhamento e Cuidado a cada batida

Listamos algumas fakenews sobre o coronavírus

Atividade física é aliada da saúde mental

 

Fonte: UFPR