No dia 8 de mar√ßo, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data muito marcada por ser um momento de reflex√£o e luta. Mas, em meio a isso, esse tamb√©m √© um tempo para falarmos sobre a sa√ļde da mulher!

As mulheres passam por tantas coisas e, muitas vezes, deixam de cuidar de si mesmas para cuidar do outro. A preocupa√ß√£o com trabalho, filhos, casa, carreira e diversas outras coisas tem afetado muito a sa√ļde da mulher.

Hoje, segundo a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) as doen√ßas que mais afetam as mulheres s√£o: doen√ßas card√≠acas, infec√ß√Ķes respirat√≥rias, doen√ßa pulmonar obstrutiva cr√īnica, diabetes, hipertens√£o e problemas por parto prematuro.

Al√©m das doen√ßas pontuais, a sa√ļde mental e sexual das mulheres tamb√©m deve receber um cuidado especial.

O fato é que todas essas doenças podem ser evitadas se houver um cuidado na rotina com alimentação, hábitos e prevenção.

Por isso, nesse Dia Internacional da Mulher, queremos te lembrar de 7 cuidados primordiais, selecionados pela pr√≥pria Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde e pelo Dr. Wallace George Viana e Silva, ginecologista e obstetra aqui da Paran√° Cl√≠nicas. Confira:Dia Internacional da Mulher: √© tempo de cuidar da sua sa√ļde!

1. Mantenha uma alimentação saudável

Sempre falamos aqui no blog da import√Ęncia de uma alimenta√ß√£o saud√°vel. Mas para a mulher, esse fator tem uma grande import√Ęncia considerando o alto risco para doen√ßas como o aumento do colesterol e sobrepeso. Al√©m disso, uma alimenta√ß√£o saud√°vel √© essencial para o controle do organismo feminino e o equil√≠brio na gesta√ß√£o.

2. Cuide da sua sa√ļde mental

A gen√©tica feminina junto com a flutua√ß√£o hormonal do corpo tende a ser bem mais suscet√≠vel ao desenvolvimento de doen√ßas como a depress√£o, por exemplo, al√©m de tamb√©m influenciar em fatores como o estresse. Por isso √© t√£o importante que as mulheres cuidem de sua sa√ļde mental e busquem ajuda de profissionais da sa√ļde sempre que necess√°rio.

3. Converse sobre sexualidade

Sexualidade feminina √© um tema complexo que gera muito tabu, mas √© tamb√©m de extrema relev√Ęncia visto que a mulher encontra desafios em todas as etapas de sua vida. Primeiro na puberdade, depois no in√≠cio da vida sexual, na menopausa, at√© a idade idosa. Ou seja, durante toda sua vida, √© importante a mulher conversar sobre o tema abertamente para entender melhor como lidar com o conjunto de aspectos que envolvem esse tema: prazer, amor, biologia humana, cultura etc.

4. Realize exames de prevenção

Exames de preven√ß√£o e de rotina devem ser realizados por toda a vida da mulher. Eles s√£o super importantes para identificar doen√ßas pr√©-existentes e para evitar complica√ß√Ķes futuras. Os exames de rotina mais importantes s√£o os de verifica√ß√£o do √≠ndice glic√™mico, do colesterol, triglicer√≠deos, creatina, TGO e TGP e hemograma. Al√©m desses, existem dois exames de preven√ß√£o que devem fazer parte dos cuidados de toda mulher: o Papanicolau e os exames de mamografia.

5. Escolha conscientemente seu método contraceptivo

Antes de escolher seu m√©todo contraceptivo, avalie bem todas as op√ß√Ķes que existem hoje, assim como qual √© a mais indicada para voc√™. Hoje existem v√°rias formas de preven√ß√£o, que podem ajudar a mulher a planejar quando, como e se vai querer ter filhos. As formas de preven√ß√£o tamb√©m podem auxiliar na regulamenta√ß√£o do organismo, assim como prejudic√°-lo. Por isso √© t√£o importante escolher conscientemente.

6. Busque ajuda em caso de violência

Voc√™ sabia que mais de 500 mulheres s√£o agredidas fisicamente por hora no Brasil? Esse n√ļmero √© muito alto e quem passa ou convive com algu√©m essa situa√ß√£o precisa buscar ajuda em casos de viol√™ncia. Nem sempre isso √© f√°cil, mas √© muito necess√°rio! Converse com pessoas de confian√ßa e busque algum √≥rg√£o mais pr√≥ximo a voc√™, para te auxiliar nesse caso.

7. Planeje uma gestação saudável

A gestação saudável já começa durante o seu planejamento. Pensar e planejar sobre isso, contribui para práticas sexuais mais saudáveis, assim como o preparo do organismo da mulher e na pós-recuperação.

8. Se exercite!

O Dr. Wallace ainda alerta sobre a import√Ęncia do exerc√≠cio. Eles s√£o fundamentais para a preven√ß√£o de diversas doen√ßas. Lembrando que a atividade f√≠sica vai muito al√©m de cuidar da beleza. Exerc√≠cios protegem seu cora√ß√£o, melhoram sua circula√ß√£o, sa√ļde √≥ssea e mental. Al√©m de darem disposi√ß√£o para suportar a rotina corrida que todos temos. Est√° desanimada e indisposta? Saia do sof√° e exercite-se com regularidade. Voc√™ vai notar a diferen√ßa muito em breve, inclusive nos sintomas da TPM!

 

Nesse Dia Internacional da Mulher, nosso conselho √©: cuide da sua sa√ļde, pois ela √© seu maior bem!