Um novo ano chegou e, com ele, as tradicionais metas anuais! Ser mais saudável e emagrecer, são objetivos presentes na maioria das listas de metas. Mas ter uma alimentação saudável é algo que vai muito além do benefício de emagrecer. Então, para começar o ano bem, trouxemos algumas dicas alimentação saudável para esse ano!

Não deixe para depois, sua saúde deve ser a maior prioridade da sua vida!

 

 8 dicas de alimentação saudável para começar bem 2020

 

1. Dieta Detox

Um primeiro passo para iniciar o ano melhor, segundo o Dr. Diogo Dias – responsável pelo Programa de Emagrecimento do Priori, é uma boa dieta detox. Principalmente nesse período pós-festas e no verão, segundo o médico, é quando o corpo mais necessita de uma desintoxicação para começar o ano melhor.

O ideal é que você procure um profissional para fazer uma avaliação e construir uma dieta de acordo com suas necessidades. Mas, mesmo assim, essa dieta não tem a ver somente com sucos e alimentos específicos. Segundo o Dr. Diogo, é essencial excluir processados, refrigerante, gorduras ruins e aumentar a ingestão de legumes, frutas, folhosos e água (que já é nosso próximo tópico!).

 2. Tomar muita água!

Esse é um dever para todos nós, não somente nesse início de ano, mas em todo o seu decorrer. Beber água faz sim uma grande diferença em nosso organismo. Isso porque a água é responsável por algumas funções vitais de nosso corpo como a respiração, por exemplo. 

Além disso, a água auxilia em outras funções do corpo: 

– Regula a temperatura corporal;

– Melhora da circulação sanguínea;

– Melhora o funcionamento dos rins;

– Desintoxica o corpo;

– Absorção e transporte de nutrientes;

– Regulamentação do intestino;

– Aumento da imunidade do corpo.

 3. Maneirar com os alimentos ultraprocessados no seu dia-a-dia

Com a correria de nosso dia-a-dia, acabamos optando pelos alimentos ultraprocessados, pela praticidade de ingestão e preparo dos mesmos. Esses alimentos são aqueles prontos para o consumo, como bolachas, macarrão instantâneo, doces, pratos prontos congelados, massas, nuggets, sopas desidratadas etc. 

Eles se encaixam na categoria de ultraprocessamento, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde e pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens FSP-USP). Os alimentos ultraprocessados recebem esse nome porque são formulações industriais feitas principalmente de substâncias extraídas de alimentos, derivados de constituintes de alimentos ou sintetizadas em laboratórios com base em matérias-primas orgânicas.

Mas, se em 2020 você quer uma alimentação mais saudável de verdade, procure evita-los ao máximo. Esse tipo de alimento é feito com base em ingredientes super baratos como açúcar, gorduras, sal e tem um perfil nutricional bem desequilibrado, o que não tem nada a ver com a dieta saudável que buscamos.

 4. Incluir mais frutas na sua dieta

As frutas são indispensáveis para quem busca uma dieta mais saudável! Elas possuem um alto valor nutricional, além de muita água e altos índices de fibras. Além disso, as frutas também possuem um pH mais alcalino que auxilia na eliminação de toxinas do organismo.

A dica do Dr. Diogo é optar pelas frutas de cada estação, já que são mais frescas e nutritivas porque captam melhor os nutrientes do solo. Ele explica que por serem frutas da estação, muitas vezes, elas dispensam o uso de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes, garantindo uma alimentação mais natural e saudável.

Lembre-se sempre de optar por frutas orgânicas!

 5. Fast food? Só no final de semana

Os fast-foods são grandes vilões da alimentação saudável. Geralmente compostos por hambúrguer, batata frita e muito refrigerante, eles podem trazer graves riscos e consequência à saúde.

Os fast-foods integram o grupo dos alimentos ultraprocessados que comentamos acima e são produzidos com base em milhares de conservantes e toxinas.

A Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC) realizou um estudo no qual avaliou a associação entre o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar e artificialmente com a mortalidade. Os resultados mostraram que o consumo de dois ou mais copos de refrigerante por dia aumenta o risco de mortalidade exponencialmente. Dentre os riscos de morte apontados, o risco por doenças circulatórias aumenta quando o refrigerante é adoçado artificialmente e o risco de morte por doenças digestivas aumenta quando o refrigerante é adoçado com açúcar.

6. Crie o hábito de cozinhar mais

Cozinhar mais é um hábito que pode virar um ótimo hobby e pode ser muito benéfico para sua saúde! Isso porque quando você faz sua própria comida, pode garantir que os alimentos selecionados sejam de boa origem e qualidade, sem agrotóxicos e frescos. 

Além disso, cozinhar sua própria comida é uma excelente forma de garantir que sua alimentação seja balanceada e diversificada. Ao invés de comer fora e consumir comidas prontas na rua, neste ano invista em cozinhar mais e melhor!

  7. Refeições com maior variedade de alimentos

Relacionada ao hábito de cozinhar mais, está também a ingestão de maior variedade de alimentos. Mas isso vale para todas suas refeições diárias! Até mesmo para aquele lanchinho da tarde, que às vezes acaba não sendo tão nutritivo assim, quando poderia ser mais bem aproveitado.

O principal motivo da importância do consumo de uma grande variedade de alimentos – saudável e equilibrada – é alcançar a ingestão diária de todos os nutrientes que nosso corpo precisa.

A pirâmide alimentar mostra que para uma dieta equilibrada, nossas refeições precisam conter itens de todas essas categorias: açúcar, gorduras, laticínios, carnes, leguminosas, hortaliças, frutas e carboidratos. Todos em quantidades adequadas.

8. Reduzir o consumo de açúcar e bebidas açucaradas

O açúcar em excesso pode ser muito perigoso para nossa saúde! A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que, no máximo, 10% das calorias que consumimos ao longo de nosso dia venham do açúcar. Mas, só aqui no Brasil, nós consumimos 16,3%, o que nos coloca como o 4º país que mais consome açúcar no mundo!

Devemos estar atentos, porque mesmo cortando o açúcar da mesa, acabamos o consumindo de outras formas, como nos alimentos ultraprocessados. E para saber disso, é preciso não só selecionar alimentos sem açúcar, mas também estar muito atento aos rótulos e os outros nomes de açúcares presentes nos alimentos.

Quer criar hábitos mais saudáveis esse ano? Invista em cuidar de sua saúde de forma preventiva! Conheça o PRIORI e cada programa que pode ir ao encontro de sua necessidade.

O cronograma geral de palestras que teremos esse ano, já está disponível neste link.