Você sabia que as plantas, além de ornamentais, podem trazer diversos benefícios para a nossa saúde dentro de casa? Além de purificarem o ar e deixarem a casa linda, a jardinagem pode ser uma terapia para aqueles que buscam se distrair durante o período de isolamento social. Você pode, por exemplo, cultivar uma horta simples com algumas plantas que promovem bem estar físico e mental. Vamos as dicas?

Plantas para cultivar em casa

Lavanda: tranquilizante e relaxante natural, as propriedades da lavanda podem ser extraídas em forma de chá ou óleo essencial, que ajudam no processo de relaxamento necessário para uma boa noite de sono;

Alecrim: também possui efeito calmante e, além de ser usado para fazer chás, pode também ser extraído para fazer um óleo essencial que promove o relaxamento. Além de ser um ingrediente bastante usado na cozinha, é um ótimo tranquilizante natural. Experimente usar o alecrim em mais receitas, você irá se surpreender!

Hortelã: antioxidante e relaxante, muitos conhecem a hortelã pelas suas propriedades antigripais. Isso porque a hortelã promove uma ação descongestionante, muito boa para a tosse e dor de garganta. Pode ser tomada em chás ou em sucos naturais.

Manjericão: tem um aroma característico que dá energia e melhora o ânimo. É uma das espécies mais usadas em óleos essenciais para ajudar a aliviar os sintomas de cansaço. Além disso, o manjericão é famoso nas receitas italianas e pode ficar uma delícia naquele pesto para o macarrão.

Erva-cidreira: ajuda a aliviar o estresse e auxilia, inclusive, no relaxamento muscular. A espécie pode ser usada como chá e em óleo de Capim Cidreira, que também é muito usado para reduzir a ansiedade.

Como montar a sua horta

Você pode optar por manter as suas plantas em vasos individuais, sempre lembrando de usar um substrato (terra) adequado e, em alguns casos, adubando para obter uma melhor eficiência dos nutrientes da terra.

Regue regularmente, mas nunca encharque a terra. Talvez, em dias mais secos, você precise regar mais de uma vez. Em outros, pode ser que nem precise regar. Mas é importante sempre avaliar a situação da terra e mantê-la úmida. Se estiver muito seca, pode ser um problema para as plantas, mas se estiver muito molhada, pode fazer com que elas murchem e amarelem. Por isso, sempre teste com um dedo a terra para ver se está úmida. Assim você saberá o momento ideal para regar.

Além dos benefícios citados, essas plantas também contribuem para o aumento da imunidade e ajudam o corpo no controle de problemas de saúde. Mas lembre-se: nenhum remédio é tão eficaz quanto a ida regular a um especialista. Claro que as ervas podem ajudar no sistema imunológico e prevenir diversos problemas de saúde, mas não substituem o acompanhamento médico!

Leia mais:

O seu futuro enviou uma mensagem para o seu hoje: Faça o autoexame de mama

Retorno do agendamento das consultas presenciais pelo aplicativo

Paraná Clínicas investe em robô-telefonista para confirmação de consultas