Desde que surgiram os primeiros casos da Covid-19, governos de todo o mundo recorreram a medidas drásticas para conter a transmissão. Uma das primeiras medidas foi a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1,5 bilhão de estudantes em todo o mundo, ficaram sem aulas presenciais devido a esta suspensão.

Esta medida se fez necessária, pois a disseminação do vírus ocorre de forma rápida, porém, após o início da vacinação, as escolas estão reabrindo. Entenda quais medidas de segurança precisam ser tomadas para uma volta às aulas tranquila.

O que as escolas devem fazer para reabrir com segurança?

Neste retorno, as escolas devem se preparar para receber os alunos de forma a acolhê-los e reintegrá-los. Mas além disso, se fazem necessárias medidas de segurança para que o vírus não dissemine.

O primeiro passo para isso é o uso obrigatório de máscara em todos os ambientes da escola, por alunos e funcionários, realizando a troca a cada duas horas, principalmente se estiverem rasgadas, sujas ou úmidas. Após a troca, é necessária a higienização das mãos com álcool em gel. Também é essencial um local próprio para descarte das máscaras usadas ou um recipiente para levá-las para higienização em casa.

Lavar as mãos com água e sabão é uma medida que se tornou eficaz contra a disseminação do vírus e precisa se tornar um hábito também dentro da escola. Caso não haja a possibilidade de lavar a mão com frequência, os alunos e funcionários devem ter álcool em gel à disposição para fazer a higienização de suas mãos.

Outra medida importante é manter em isolamento domiciliar os estudantes e educadores com sintomas suspeitos da Covid-19 e caso compareçam à escola, os alunos devem ficar isolados dos demais até que o responsável compareça para retirá-lo.

Realizar o afastamento das mesas em pelo menos 1,5 metro, inclusive nos refeitórios e disponibilizar aulas ao ar livre, caso seja possível na escola, também podem ser formas eficazes de combater o vírus.

Mantendo a segurança na volta às aulas

Além das medidas de segurança individuais, a escola precisa manter um protocolo de higienização das salas de aula e ambientes comuns.

Definir horários diferentes para entrada e saída de alunos, pode evitar o contato desnecessário entre eles. Além disso, separar o horário de lanche de cada turma, pode evitar aglomerações e viabilizar o espaçamento entre as crianças.

A escola deve manter a limpeza sistemática de todas as salas de aula e demais ambientes, além de computadores, teclados, maçanetas, interruptores, torneiras e qualquer objeto compartilhado, além da higienização de brinquedos, piso de EVA e banheiras e trocadores, quando houver.

É importante também manter os ambientes sempre arejados e evitar a entrada desnecessária de pais, responsáveis e demais pessoas na escola.

Os pais e alunos também podem (e devem) ajudar neste momento

Além de fornecer as máscaras e deixar sempre um recipiente com álcool em gel à mão, os pais e alunos podem auxiliar em outros quesitos no ambiente escolar.

Confira algumas dicas:

– Ensinar o aluno a manter o distanciamento dos colegas, se possível até mesmo na hora do intervalo, é essencial para se manter seguro, uma vez que a proximidade pode ajudar a disseminar o vírus;

– Manter cabelos compridos, sempre que possível, presos em coque

– Trocar as roupas e sapatos assim que chegar em casa, colocando a roupa usada, imediatamente para lavagem.

– Evitar adornos como pulseiras, colares, brincos grandes e anéis, pois pode atrapalhar a higienização das mãos;

– Orientar os alunos a não compartilhar objetos como canetas, lápis, borracha, apontadores, réguas, entre outros, uma vez que o compartilhamento pode ser um disseminador do vírus;

– Também é essencial a troca da máscara a cada duas horas e a lavagem das mãos sempre que possível ou quando não possível, higienizar as mãos com o uso do álcool em gel.

Retorno às aulas com segurança

O retorno às aulas deve acontecer com segurança, para isso, pais, alunos, professores e demais funcionários da escola precisam seguir os protocolos de segurança e manter a preocupação com a prevenção.

É importante entender, que mesmo após a vacinação e o retorno às aulas, o vírus ainda circula e para manter todos em segurança é necessário que as normas de segurança sejam adotadas no âmbito geral da escola bem como individualmente, sendo assim, cada um fará a sua parte para combater a Covid-19.

 

 

Fonte: Ana Beatriz Wagner Pinheiro Lauand – CRM/PR: 10.188, pediatra credenciada da Paraná Clínicas.