Você sabia que as quedas são a principal causa de lesões em pessoas com mais de 65 anos? Elas podem resultar em fraturas de quadril, ossos quebrados e até ferimentos na cabeça. Mesmo sem ferimentos graves, as quedas em idosos podem gerar medo ou, em alguns casos, depressão a um idoso, prejudicando sua independência no dia a dia.

Os idosos são vulneráveis e frequentemente apresentam uma combinação de alterações clínicas que aumentam o risco de quedas. Se você tem um ente querido idoso em sua vida, ajudá-los a reduzir o risco de cair é uma ótima maneira para garantir a saúde e bem-estar deles.

A boa notícia é que a maioria das quedas pode ser evitada. E, segundo o especialista em  Ortopedia e Traumatologia, Dr. Carlos E. Miers o segredo é estar atento aos detalhes. Aqui estão alguns fatores comuns que podem levar a uma queda:

  • Equilíbrio e marcha: à medida que envelhecemos, perdemos alguma coordenação, flexibilidade e equilíbrio – principalmente por inatividade, facilitando a queda.
  • Visão: no olho envelhecido, menos luz atinge a retina – tornando as bordas contrastantes, e os obstáculos mais difíceis de se enxergar, aumentando os riscos de tropeçar.
  • Medicamentos: Algumas prescrições e medicamentos podem causar tonturas, desidratação, o que pode levar a uma queda.
  • Ambiente: a maioria dos idosos vive em suas casas há muito tempo e nunca pensou em modificações simples que possam mantê-lo mais seguro à medida que envelhecem. Confira esta cartilha do Ministério da Saúde sobre o assunto. 
  • Condições crônicas: Mais de 80% dos idosos têm pelo menos uma condição crônica, como diabetes, acidente vascular cerebral ou artrite. Frequentemente, aumentam o risco de queda porque resultam em perda de função, inatividade, depressão, dor ou vários medicamentos.

Quedas: 5 dicas para evitar quedas e lesões em idosos

4 dicas para reduzir quedas

Aqui estão seis dicas fáceis que você pode seguir hoje para ajudar seu ente querido a reduzir o risco de queda:

1- Conte com o apoio dele para tomar medidas simples para se manter seguro

Pergunte ao seu ente querido idoso se ele está preocupado em cair. Muitos idosos reconhecem que cair é um risco, mas acreditam que isso não lhes acontecerá ou que não irão se machucar – mesmo que já tenham caído no passado. Se estiver preocupado com quedas, tonturas ou equilíbrio, sugira que converse com seu médico, que pode avaliar seu risco e sugerir programas ou serviços que possam ajudar.

2- Discuta suas condições de saúde atuais

Descubra se ele está tomando seus remédios corretamente – ou estão tendo efeitos colaterais – se está ficando mais difícil para ele fazer coisas que costumava fazer com facilidade. Por isso, incentive-o a falar abertamente com seu médico sobre todas as suas preocupações.

3- Pergunte sobre o último exame oftalmológico

Se o seu ente querido idoso usa óculos, verifique se a receita está em dia e, se ele está usando os óculos conforme recomendado pelo oftalmologista.

Lembre-se de que o uso de lentes que mudam de tonalidade pode ser perigoso ao passar de lugares ensolarados para prédios e residências escuros. Uma estratégia simples é trocar os óculos ao entrar ou parar até que suas lentes se ajustem.

Os bifocais também podem ser problemáticos nas escadas, por isso é importante ter cuidado. Portanto, para aqueles que já lutam com baixa visão, consulte um especialista no assunto para conhecer maneiras para aproveitar ao máximo sua visão.

4- Faça uma avaliação detalhada da segurança de sua casa para evitar quedas

Existem muitas maneiras simples e baratas de tornar a casa mais segura. Caso queira procure um profissional. Porém fique atento aos exemplos abaixo:

  • Iluminação: aumente a iluminação em toda a casa, especialmente na parte superior e inferior da escada. Certifique-se de que o interruptor está em lugar de fácil acesso para o idoso, por exemplo, se ele acordar no meio da noite.
  • Banheiros: Instale barras de apoio na banheira / chuveiro e próximo ao vaso sanitário. Verifique se elas estão instalados onde seu ente querido realmente os usaria. Para uma segurança ainda maior, considere usar uma cadeira de banho e chuveiro de mão.

Um envelhecimento saudável começa na vida adulta, com atividades físicas regulares e prevenção de doenças degenerativas. Por isso, o Dr. Carlos E. Miers indica consultas periódicas para detectar precocemente qualquer alteração patológica, evitando complicações mais graves. 

Para o especialista, uma abordagem multidisciplinar é fundamental para abranger toda a complexidade que a saúde do idoso exige. Desta forma, buscando o bem-estar dos nossos clientes, a Paraná Clínicas oferece esse atendimento especial para pessoas acima de 59 anos que necessitam um acompanhamento de saúde global mais especializado.

Conheça o Programa Viva + Viva Melhor