Nessa época de férias e verão, o cuidado deve se redobrar com tudo aquilo que consumimos, principalmente por causa do risco de intoxicação alimentar. Também chamada intoxicação gastrintestinal, esse problema ocorre por conta da ingestão de alimentos contaminados por bactérias, vírus, fungos ou toxinas. Dentre essas bactérias estão a famosa Salmonella e outras como Shigella e Staphilococus.

Para esclarecer melhor o assunto, conversamos com o Doutor Rui Bocchino, clínico geral, que nos deu informações super importantes. Confira:

1. Quais são os primeiros sintomas de intoxicação alimentar?

Dr. Rui: Normalmente, o quadro inicia com dores abdominais, mal-estar e náusea, podendo evoluir para vômitos e diarreia.

2. Quais são os principais cuidados para tomar nessa época de verão e férias?

Dr. Rui: O principal cuidado é a hidratação. No verão, as pessoas tendem a suar mais, o que faz com que aumente a perda líquida e de eletrólitos, como sódio, potássio, entre outros. Por isso, é fundamental que haja uma hidratação adequada, com bastante líquido, especialmente nessa época do ano.

3. Como prevenir uma intoxicação alimentar? É possível?

Dr. Rui: Sim, é possível. É importante alimentação leve, hidratação e também observar o prazo de validade dos alimentos. No clima mais quente, os alimentos tendem a se deteriorar de maneira mais precoce, por isso, importante o armazenamento adequado, bem como a observação do prazo de validade.

4. Para tratar de intoxicação precisa de ajuda médica ou posso seguir alguma receita caseira para a recuperação?

Dr. Rui: A hidratação é possível fazer em casa, o que pode impedir um agravamento da doença. Mas é importante salientar que as pessoas devem evitar a auto medicação. É fundamental buscar seu médico, especialmente no aparecimento dos sintomas.

5. Tem mais alguma dica ou comentário especial sobre o tema?

Dr. Rui: O principal recado é a hidratação! Muita água nesse verão!

 

Então, beba muita água nesse verão e cuide-se!

 

Leia mais: