Toda gestação está sujeita a riscos, mas quando acontece alguma anormalidade acima do esperado, considera-se uma gestação de alto risco. Há vários fatores e cuidados para uma gravidez com essa classificação. É super importante você ter conhecimento sobre esse tema porque tem vários cuidados que podem ser tomados antes mesmo de engravidar para evitar problemas no futuro.

Uma gestação de alto risco recebe esse nome quando indica ameaças e complicações para a mãe ou para o bebê, podendo indicar risco de parto prematuro ou gestação interrompida. Mas, há diversos fatores que podem gerar essas consequências.

Fatores que consideram uma gestação de alto risco:

 Idade

A idade é um dos maiores agravantes na qualidade e saúde da gestação. Isso porque existe uma faixa etária considerar ideal para a gravidez, que é entre 18 e 35 anos. Se a gravidez ocorrer antes ou depois dessas idades, já é automaticamente classificada como gestação de alto risco.

Saúde da mulher

A estado de saúde atual da mulher implica muito em como será a gestação. Quando a mulher apresenta condições de saúde como obesidade, problemas na tireoide, hipertensão ou outros problemas que afetam os órgãos, naturalmente a gravidez é considerada uma gestação de alto risco.

 Patologias gestacionais 

Durante a gestação, ainda que tudo inicie bem, algumas patologias podem se desenvolver, tornando esta uma gestação de alto risco. Dentre essas doenças, são comuns pré-eclâmpsia, diabetes mellitus gestacional (DMG), trato urinário, anemia ferropriva, rompimento do colo uterino e alguns distúrbios da tireoide.

Reprodução assistida ou múltipla

A reprodução assistida e a reprodução múltipla geralmente podem apresentar altos riscos. A reprodução assistida envolve um número elevado de medicamentos que podem gerar reações. Além disso, ela geralmente resulta em uma reprodução múltipla, ou seja, quando há mais de um bebê. Esta condição sempre é considerada uma gestação de risco, que pode gerar a prematuridade, logo, a má-formação dos órgãos do bebê.

Dá pra minimizar o alto risco da gestação?

Segundo o Dr. Josias Josias Alécio Mattei, ginecologista e obstetra da Paraná Clínicas, para minimizar o alto risco da gestação, depende muito do motivo que originou esse risco. Lembrando que o alto risco pode vir por vários motivos que já citamos, como patologia já existente na mulher ou do desenvolvimento de agravos específicos da gestação (podendo ser de origem materna ou fetal),  ou ainda descompensação de alguma doença que estava silenciosa mas que a gestação fez se tornar evidente. Mas, independente disso, o médico afirma que “com certeza uma gestação planejada, seguida de consultas  pré- concepcionais e a orientação de uma equipe multidisciplinar competente ajudam, e muito, a minimizar os riscos de desfechos desfavoráveis”.

Gestantes de alto risco podem ter parto natural?

Podem sim! O Dr. Josias afirma que gestação de alto risco não é sinônimo de cesariana de forma alguma! Segundo ele, “existem algumas situações em que o risco da paciente podem indicar que a cesárea seja o procedimento mais seguro, mas isso não deve ser generalizado. Cada caso deve ser individualizado de forma criteriosa e discutido na relação médico-paciente, quando serão avaliados os riscos e benefícios de cada procedimento e onde o desejo da paciente deve ser sempre respeitado”.

Quais os cuidados com o pós-parto?

O pós-parto demanda muito cuidados, pois é um período em que a mãe está se recuperando e o bebê está em um período de finalização do seu desenvolvimento. Mas, nos casos de gestação de alto risco, o pós-parto demanda cuidados específicos que dependem do motivo que enquadrou a paciente nesse estado. Do ponto de vista ambulatorial, segundo o Dr. Josias, “deve ser feito um acompanhamento puerperal dessa gestante para explicação dos cuidados que esta deve ter e o risco dela desenvolver novamente essa situação numa próxima gestação”.

O Dr. Diego Esteves, obstetra da Paraná Clínicas, também esclareceu algumas dúvidas para nós em uma webserie que rolou em nossas redes sociais. Confira o primeiro vídeo da série:

Para realizar um pré-natal excelente, com acompanhamento de profissionais qualificados e muito aprendizado sobre o tema, conheça o programa Gestar Bem do PRIORI.