Embolização: Paraná Clínicas e Hospital Santa Cruz realizam cirurgia endovascular com técnica inédita no Paraná

Dois pacientes foram submetidos a cirurgias de embolização com agente Phill, no Hospital Santa Cruz, em Curitiba-PR. O procedimento, inédito no Paraná, é indicado para casos de malformação arteriovenosa medular e cerebral:  um emaranhado de vasos sanguíneos anormais que unem a artéria e veia na medula e no cérebro.

A emboliza√ß√£o √© um m√©todo menos invasivo, assistido por meio de imagens em um monitor de TV, recomendado para estes casos, que consiste na introdu√ß√£o de um cateter na virilha. ‚ÄúA t√©cnica utilizada nestes dois pacientes √© considerada inovadora, pois o agente usado, a subst√Ęncia Phill, √© um liquido semelhante a uma cola m√©dica que preenche todo o emaranhado de vasos sangu√≠neos‚ÄĚ, explica o neurorradiologista intervencionista do Hospital Santa Cruz e da Paran√° Cl√≠nicas, Dr. Marcelo Bolcato. ‚ÄúO agente em quest√£o pode preencher mais vasos emaranhados, proporcionando assim uma cura mais r√°pida. Poucos profissionais est√£o aptos a usar esse tipo de agente‚ÄĚ, afirma.

Indica√ß√Ķes

A malforma√ß√£o arteriovenosa medular pode ocasionar diversos sintomas, inclusive a paralisia de bra√ßo ou pernas, dependendo da localiza√ß√£o. ‚ÄúA cerebral tem sinais vari√°veis, como dor de cabe√ßa, tontura e sangramentos‚ÄĚ, explica o m√©dico.

Nos dois casos em quest√£o foi realiza√ß√£o a emboliza√ß√£o com agente Phill. ‚ÄúNeste paciente medular, observamos a piora dos sintomas a ponto de andar somente de cadeira de rodas e na paciente cerebral, as queixas de dores de cabe√ßa eram fortes e frequentes‚ÄĚ, esclarece o m√©dico. ‚ÄúTivemos resultados bastante positivos. O primeiro paciente voltou a andar sem ajuda do equipamento e na segunda paciente houve a melhora da dor de cabe√ßa‚ÄĚ, comemora o Dr. Marcelo Bolcato.

Outra vantagem da t√©cnica √© a recupera√ß√£o p√≥s-cir√ļrgica. ‚ÄúO paciente em geral permanece apenas tr√™s dias no hospital, sem cortes, com apenas um furo de agulha na virilha, sendo liberado √†s suas atividades normais apenas uma semana ap√≥s alta hospitalar‚ÄĚ, finaliza. J√° o m√©todo de tratamento tradicional √© a cirurgia, com a retirada do emaranhado de vasos sangu√≠neos.

O Hospital Santa Cruz conta com uma equipe multidisciplinar de neurologistas cl√≠nicos e neurocirurgi√Ķes, que discutem caso por caso, avaliando as vantagens t√©cnicas da utiliza√ß√£o de cada t√©cnica de procedimento endovascular.