Dist√ļrbios do sono: Noites mal dormidas podem acarretar diversos problemas √† sa√ļde

Estudos demonstram que, com o passar do tempo, as pessoas t√™m mais dificuldade em dormir por per√≠odos maiores de tempo. Para se ter um par√Ęmetro, uma pessoa de 70 anos dorme, em m√©dia, uma hora a menos por noite se comparado com algu√©m de 20 anos. V√°rios fatores s√£o respons√°veis por isso, tais como disfun√ß√Ķes cognitivas, aumento da press√£o arte¬≠rial, diabetes tipo 2, doen√ßas vasculares e at√© mesmo a perda de alguns neur√īnios.

Segundo o cl√≠nico geral Dr. Rui Bocchino Mace¬≠do, m√©dico da Paran√° Cl√≠nicas, os dist√ļrbios do sono podem causar os mais variados problemas para a sa√ļde, entre eles: ‚Äúdores de cabe√ßa, hipertens√£o, AVC, dist√ļrbios hormonais, perda de per¬≠formance e cansa√ßo, perda de capacidade de concentra¬≠√ß√£o, irritabilidade, envelhecimento precoce, impot√™ncia sexual, etc.‚ÄĚ.

Esses dist√ļrbios podem ser causados por maus h√°bitos como excesso de cafe√≠na, o uso excessivo de bebidas alco√≥licas, a pr√°tica de atividade f√≠sica pr√≥xima aos ho¬≠r√°rios do sono, quartos com ambientes demasiadamen¬≠te iluminados e desconfort√°veis (colch√Ķes, arruma√ß√£o, etc.), o uso de aparelhos eletr√īnicos ligados, entre ou¬≠tros. O m√©dico explica que dormir bem significa ador¬≠mecer em at√© 30 minutos, acordar no m√°ximo uma vez durante a madrugada, dormir durante 85% do tempo em que se est√° na cama e passar no m√°ximo 20 minu¬≠tos acordado ao longo da noite quando se desperta do sono.

A melhora dos fatores ambientais e dos maus h√°bitos que prejudicam a qualidade do sono √© chamada de hi¬≠giene do sono. Trata-se de uma forma de prevenir poss√≠veis dist√ļrbios do sono e garantir noites mais tranqui¬≠las e saud√°veis com simples h√°bitos a serem adotados em seu dia a dia.

Dicas para dormir bem

  • Desligar a televis√£o, computadores, telefo¬≠nes celulares e se desconectar de todas as redes sociais no momento de dormir;
  • O uso da cafe√≠na deve ser evitado no pe¬≠r√≠odo anterior ao sono, uma vez que a subst√Ęncia pode ficar at√© 12 horas no nosso or¬≠ganismo;
  • √Č importante que o ambiente seja acon¬≠chegante, com pouca ou nenhuma lumino¬≠sidade e com uma temperatura agrad√°vel (estimada em 18 a 19¬įC);
  • Evitar a pr√°tica de atividade f√≠sica em ho¬≠r√°rios pr√≥ximos ao sono;
  • O excesso de √°lcool √© outro fator que pode atrapalhar na hora de dormir, por¬≠tanto recomenda-se moderar no uso dessa subst√Ęncia, tendo um espa√ßamento ideal de 3 horas entre a ingesta da √ļltima dose e o momento do sono.