O Dia Mundial do Combate ao Câncer (04 de fevereiro) é uma data institucionalizada em 2000 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), junto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de promover a prevenção e conscientização das pessoas sobre a doença, além de criar incentivos que evitem o aumento de mortes anualmente.

Hoje, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), já são 7,6 milhões de pessoas que morrem todos os anos por conta de algum tipo de câncer. O Instituto estima que se houvessem medidas adequadas, cerca de 1,5 milhão dessas mortes poderiam ser evitadas. Por isso, essa data se faz tão importante, para que cada vez mais as pessoas se conscientizem.

Quais são os tipo de câncer mais comuns no Brasil?

Dentre os tipos mais comuns, o INCA estima em números, a quantidade de casos aproximados de cada um anualmente: câncer de pele não melanoma (165.580 novos casos), de mama (59.960 casos), de próstata (68.220 casos), de cólon e reto (36.810 casos), de pulmão (31.270 casos) e de estômago (21.290 casos).

Como prevenir um câncer?

 O Dr. Luciano Biela, oncologista, alerta que para prevenir qualquer tipo de câncer, o ideal é ter hábitos saudáveis. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), cerca de 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos com a mudança do estilo de vida. E como fazer isso? O Dr. Luciano dá algumas dicas:

– Reduzir o consumo de álcool
– Reduzir o consumo de carne vermelha
– Aumentar o consumo de fibras e verduras
– Praticar atividade física regularmente
– Cuidar para combater a obesidade
– Se vacinar contra HPV (para prevenir câncer no colo do útero)
– Usar protetor solar todos os dias

Todos esses fatores, segundo o médico, são medidas que devem promover uma vida mais saudável – que é o caminho para a prevenção da doença!

Conheça o Programa Prevenir

Uma ótima forma de prevenir algum tipo de câncer é através de exames simples. Pensando nisso, a Paraná Clínicas realiza ações preventivas junto aos beneficiários, e atua mensalmente junto às empresas clientes, encaminhando cartas informativas, estimulando-os quanto à promoção do seu autocuidado.

Com o programa, já são mais de 17.690 guias liberadas enviadas, incentivando a procura de um especialista. Já são mais de 600 empresas beneficiadas com o esclarecimento e encaminhamento de guias para consultas e exames de prevenção à doença.

 

PROGRAMA PREVENIR