O mês de novembro é um mês de conscientização sobre o câncer de próstata, momento oportuno para abordarmos este tema, bem como as formas de se prevenir e quais os tratamentos para este câncer.

É muito importante que os homens entendam a urgência e a necessidade de realizar os exames para detecção do câncer.

 O que é o câncer de próstata?

Todo câncer é definido como um crescimento acelerado e incontrolável de células, com o poder de comprometer o funcionamento de algum órgão e migrar para tecidos vizinhos.

Normalmente, os tumores malignos se apresentam como uma massa sem limites precisos e células diferentes das habituais, ou seja, tem crescimento rápido e descontrolado. Outra característica é a metástase que nada mais é do que o acometimento de outras partes do nosso corpo pelo câncer.

O câncer de próstata é, portanto, o surgimento de células diferentes, de crescimento rápido e com potencial de acometimento de outros órgãos, como: ossos, fígado e pulmões.

Mas atenção: não há sinais no início do câncer de próstata, por conta disso é que o rastreio anual em homens com mais de 50 anos é primordial. Paciente com parentes de primeiro grau e negros devem começar o rastreio aos 45 anos.

Quadros mais avançados da doença podem se caracterizar por sangramento na urina e sêmen, dificuldade para urinar ou urina frequente, infecção urinária e até mesmo dores ósseas.

Como nos demais cânceres, a forma de prevenir é ter um estilo de vida saudável com prática regular de atividades físicas e alimentação equilibrada. Sabemos que as frutas vermelhas, em especial o tomate, possuem Licopeno, uma substância que pode prevenir o câncer de próstata.

Outros fatores que podem predispor o paciente ao câncer são: tabagismo, etilismo e exposição excessiva ao sol.

Quais são os tratamentos disponíveis?

O tratamento depende do estágio em que estiver o desenvolvimento da doença. Por isso quanto antes detectado, melhor o desfecho.

O tratamento pode ser através de cirurgia, na qual, em alguns casos, faz-se necessário radioterapia e quimioterapia. Algumas literaturas informam que se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem chance superior a 90% de cura.

A importância do exame para detectar o câncer de próstata

Entre os homens, é o câncer com maior incidência (excluindo-se o câncer de pele).

Existem duas formas de detecção do câncer de próstata: o exame de toque, onde o médico irá verificar a presença de alteração na consistência e de nodulações na região da próstata e o exame de sangue chamado PSA. Um não exclui o outro.

Os dois exames precisam ser feitos para que se conclua a suspeita da neoplasia. É válido lembrar que a realização do exame de sangue (enzima PSA) alterada ocorre em outras situações como: prostatite (infecção da próstata), HPB (hiperplasia prostática benigna – que é o aumento do tamanho da próstata), dentre outros. Para um correto diagnóstico recomenda-se que o paciente faça anualmente o exame do toque e o exame de PSA Total.

Reforçamos que mantendo uma rotina diária de hábitos saudáveis com prática de atividades físicas e boa alimentação, e mantendo consultas de rotina, caso o paciente seja diagnosticado precocemente as chances de cura são altíssimas.

Este é o intuito do novembro azul: trazer a responsabilidade aos homens referente ao autocuidado de maneira global.

 

Fonte: Eduardo Roberto Pedroso Senter – CRM PR 37.275