Atualmente, muito se fala sobre a vacina contra a Covid-19, mas você sabia que no calendário vacinal de um adulto existem vacinas muito importantes?

Vacinar-se √© pensar no pr√≥ximo. Al√©m da prote√ß√£o contra in√ļmeras doen√ßas, com a vacina√ß√£o podemos prevenir a contamina√ß√£o de outras pessoas, mesmo que indiretamente. Saiba quais s√£o essas vacinas.

Vacinas que os adultos devem tomar

As principais vacinas que fazem parte do calendário de vacinação de um adulto e que têm cobertura pelo Programa Nacional de Imunização, sendo ofertadas pelo SUS, são: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Dupla adulto e, claro, a da gripe (Influenza).

Já as vacinas Pneumo 23, Herpes Zoster e HPV também são importantes, mas são realizadas somente na rede privada.

Estas vacinas, além de auxiliar na imunização da pessoa vacinada, ainda ajudam a diminuir o risco de contaminação das pessoas que a rodeiam.

Devido a algumas desinforma√ß√Ķes causadas por not√≠cias falsas, muitas pessoas ficam em d√ļvida sobre a validade destas vacinas. √Č importante entender que todas as vacinas passam por testes antes de serem ofertadas para a imuniza√ß√£o da popula√ß√£o e que por isso se tornam seguras.

Doenças que são prevenidas por estas vacinas

Conforme indicado pelos nomes, as vacinas realizadas nos adultos conferem proteção contra gripe, febre amarela e hepatite b. A vacina tríplice viral é importante para a prevenção do sarampo, caxumba e rubéola e a dupla adulto previne a difteria e o tétano.

A vacina do HPV protege contra os principais vírus e a pneumo 23 contra os principais tipos de bactérias que podem causar pneumonia.

E quando as vacinas devem ser tomadas?

Antes de mais nada, é preciso considerar o histórico vacinal de cada pessoa. Mas de modo geral, as vacinas devem ser tomadas da seguinte forma:

Hepatite B: pode ser aplicada a qualquer momento, em três doses.

Febre amarela: √© administrada em dose √ļnica e n√£o necessita de refor√ßo.

Tr√≠plice viral:¬† at√© os 29 anos s√£o realizadas duas doses.¬† Dos 30 aos 59 a imuniza√ß√£o se d√° em dose √ļnica.

Dupla Adulto: Um reforço a cada 10 anos.

Gripe: anualmente, conforme campanha de vacinação.

HPV: pode ser realizada a qualquer momento, mesmo ap√≥s o in√≠cio da vida sexual, desde que n√£o tenha sido feita na inf√Ęncia.

Pneumo 23: a partir dos 60 anos, com reforço a cada 5 anos.

Herpes Zoster: a partir dos 60 anos. Dose √ļnica.

Import√Ęncia de completar o calend√°rio vacinal

√Č muito importante completar o calend√°rio de vacina√ß√£o de um adulto. Caso a pessoa n√£o complete, al√©m de ficar mais suscet√≠vel √†s formas graves das doen√ßas contempladas pelo calend√°rio vacinal, a falha na cobertura pode expor a popula√ß√£o ao risco do ressurgimento de doen√ßas j√° erradicadas.

Para saber se o seu calend√°rio vacinal est√° em dia, basta procurar por uma Unidade B√°sica. A rede municipal de sa√ļde tem um sistema integrado e, portanto, em qualquer Unidade √© poss√≠vel conferir as vacinas que j√° foram tomadas e as que ainda precisam ser recebidas. Em caso de d√ļvidas quanto √† indica√ß√£o de qualquer uma delas, converse com seu m√©dico de confian√ßa.

 

Fonte: Murilo Franco Cavassani – CRM 38031/ RQE 26795