Atualmente, muito se fala sobre a vacina contra a Covid-19, mas você sabia que no calendário vacinal de um adulto existem vacinas muito importantes?

Vacinar-se é pensar no próximo. Além da proteção contra inúmeras doenças, com a vacinação podemos prevenir a contaminação de outras pessoas, mesmo que indiretamente. Saiba quais são essas vacinas.

Vacinas que os adultos devem tomar

As principais vacinas que fazem parte do calendário de vacinação de um adulto e que têm cobertura pelo Programa Nacional de Imunização, sendo ofertadas pelo SUS, são: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Dupla adulto e, claro, a da gripe (Influenza).

Já as vacinas Pneumo 23, Herpes Zoster e HPV também são importantes, mas são realizadas somente na rede privada.

Estas vacinas, além de auxiliar na imunização da pessoa vacinada, ainda ajudam a diminuir o risco de contaminação das pessoas que a rodeiam.

Devido a algumas desinformações causadas por notícias falsas, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a validade destas vacinas. É importante entender que todas as vacinas passam por testes antes de serem ofertadas para a imunização da população e que por isso se tornam seguras.

Doenças que são prevenidas por estas vacinas

Conforme indicado pelos nomes, as vacinas realizadas nos adultos conferem proteção contra gripe, febre amarela e hepatite b. A vacina tríplice viral é importante para a prevenção do sarampo, caxumba e rubéola e a dupla adulto previne a difteria e o tétano.

A vacina do HPV protege contra os principais vírus e a pneumo 23 contra os principais tipos de bactérias que podem causar pneumonia.

E quando as vacinas devem ser tomadas?

Antes de mais nada, é preciso considerar o histórico vacinal de cada pessoa. Mas de modo geral, as vacinas devem ser tomadas da seguinte forma:

Hepatite B: pode ser aplicada a qualquer momento, em três doses.

Febre amarela: é administrada em dose única e não necessita de reforço.

Tríplice viral:  até os 29 anos são realizadas duas doses.  Dos 30 aos 59 a imunização se dá em dose única.

Dupla Adulto: Um reforço a cada 10 anos.

Gripe: anualmente, conforme campanha de vacinação.

HPV: pode ser realizada a qualquer momento, mesmo após o início da vida sexual, desde que não tenha sido feita na infância.

Pneumo 23: a partir dos 60 anos, com reforço a cada 5 anos.

Herpes Zoster: a partir dos 60 anos. Dose única.

Importância de completar o calendário vacinal

É muito importante completar o calendário de vacinação de um adulto. Caso a pessoa não complete, além de ficar mais suscetível às formas graves das doenças contempladas pelo calendário vacinal, a falha na cobertura pode expor a população ao risco do ressurgimento de doenças já erradicadas.

Para saber se o seu calendário vacinal está em dia, basta procurar por uma Unidade Básica. A rede municipal de saúde tem um sistema integrado e, portanto, em qualquer Unidade é possível conferir as vacinas que já foram tomadas e as que ainda precisam ser recebidas. Em caso de dúvidas quanto à indicação de qualquer uma delas, converse com seu médico de confiança.

 

Fonte: Murilo Franco Cavassani – CRM 38031/ RQE 26795