O infarto é uma condição que costuma pegar as pessoas de surpresa. Devemos estar atentos pois nunca sabemos quando vamos precisar de ajuda ou quando vamos precisar auxiliar alguém nessa condição.

Seja durante o trabalho, enquanto estiver praticando algum exerc√≠cio ou, at√© mesmo, descansando, n√£o d√° pra prever a hora de um infarto ocorrer. Ele pode acontecer de s√ļbito ou a pessoa pode estar h√° horas com sintomas, sem nem notar.

√Č preciso estar alerta pois, hoje, doen√ßas desse tipo, s√£o a principal causa de morte no mundo todo, inclusive no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, ao todo, s√£o cerca de 400 mil mortes por ano causadas por doen√ßas cardiovasculares.

Como ocorre um infarto?

O infarto acontece quando uma art√©ria coron√°ria (respons√°vel por levar oxig√™nio ao cora√ß√£o) se obstrui subitamente. Essa obstru√ß√£o acontece por conta de um co√°gulo de sangue que se forma em cima de um ateroma (placa de gordura) na parede interna da art√©ria. Esse co√°gulo, por sua vez, impede o fluxo de sangue correr normalmente at√© o mioc√°rdio, o que lesiona ou causa a morte desse m√ļsculo vital ao corpo humano.

Como saber se alguém está tendo um infarto?

O que fazer para ajudar alguém que tenha um infarto?

Voc√™ est√° em um local cheio de gente e uma pessoa come√ßa a suar frio, apresentar n√°usea e palidez cut√Ęnea. Os motivos podem ser variados mas, segundo o Dr. Valdir Lippi Jr., cardiologista respons√°vel pelo Programa Bate Aqui do PRIORI, h√° alguns sinais espec√≠ficos que apontam para um poss√≠vel infarto.

Um primeiro sinal muito comum é a dor ou aperto no peito, associada com mal estar e irradiação da dor para o pescoço, para as costas ou para o braço esquerdo. Se forem detectados esses sintomas, para ajudar a pessoa, o primeiro passo é encaminhá-la imediatamente para o pronto-socorro, pois os riscos são gravíssimos.

Um segunda forma de detectar um possível infarto é observando a queda da performance durante uma atividade física. Principalmente se for notado um cansaço cada vez maior durante as atividades, acompanhado de dor, há grandes chances de um possível infarto iminente.

O que fazer para ajudar alguém com infarto?

A primeira medida a ser tomada é chamar o SAMU. Após, é recomendado que o paciente seja confortavelmente sentado. Se for possível, dar a ele 2 comprimidos de AAS para mastigar e aguardar pela ajuda.

O que fazer para ajudar alguém que tenha um infarto?

Lembrando que o infarto est√° diretamente ligado ao estilo de vida das pessoas. Tudo que vai contra a um estilo de vida saud√°vel e com boas pr√°ticas alimentares, s√£o fatores de risco para o infarto: excesso de peso, tabagismo, press√£o ou colesterol alto e outros.

Portanto, é uma condição que pode ser evitada através da busca por hábitos melhores de vida!