O infarto é uma condição que costuma pegar as pessoas de surpresa. Devemos estar atentos pois nunca sabemos quando vamos precisar de ajuda ou quando vamos precisar auxiliar alguém nessa condição.

Seja durante o trabalho, enquanto estiver praticando algum exercício ou, até mesmo, descansando, não dá pra prever a hora de um infarto ocorrer. Ele pode acontecer de súbito ou a pessoa pode estar há horas com sintomas, sem nem notar.

É preciso estar alerta pois, hoje, doenças desse tipo, são a principal causa de morte no mundo todo, inclusive no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, ao todo, são cerca de 400 mil mortes por ano causadas por doenças cardiovasculares.

Como ocorre um infarto?

O infarto acontece quando uma artéria coronária (responsável por levar oxigênio ao coração) se obstrui subitamente. Essa obstrução acontece por conta de um coágulo de sangue que se forma em cima de um ateroma (placa de gordura) na parede interna da artéria. Esse coágulo, por sua vez, impede o fluxo de sangue correr normalmente até o miocárdio, o que lesiona ou causa a morte desse músculo vital ao corpo humano.

Como saber se alguém está tendo um infarto?

O que fazer para ajudar alguém que tenha um infarto?

Você está em um local cheio de gente e uma pessoa começa a suar frio, apresentar náusea e palidez cutânea. Os motivos podem ser variados mas, segundo o Dr. Valdir Lippi Jr., cardiologista responsável pelo Programa Bate Aqui do PRIORI, há alguns sinais específicos que apontam para um possível infarto.

Um primeiro sinal muito comum é a dor ou aperto no peito, associada com mal estar e irradiação da dor para o pescoço, para as costas ou para o braço esquerdo. Se forem detectados esses sintomas, para ajudar a pessoa, o primeiro passo é encaminhá-la imediatamente para o pronto-socorro, pois os riscos são gravíssimos.

Um segunda forma de detectar um possível infarto é observando a queda da performance durante uma atividade física. Principalmente se for notado um cansaço cada vez maior durante as atividades, acompanhado de dor, há grandes chances de um possível infarto iminente.

O que fazer para ajudar alguém com infarto?

A primeira medida a ser tomada é chamar o SAMU. Após, é recomendado que o paciente seja confortavelmente sentado. Se for possível, dar a ele 2 comprimidos de AAS para mastigar e aguardar pela ajuda.

O que fazer para ajudar alguém que tenha um infarto?

Lembrando que o infarto está diretamente ligado ao estilo de vida das pessoas. Tudo que vai contra a um estilo de vida saudável e com boas práticas alimentares, são fatores de risco para o infarto: excesso de peso, tabagismo, pressão ou colesterol alto e outros.

Portanto, é uma condição que pode ser evitada através da busca por hábitos melhores de vida!