Beber água é fundamental para produção de leite materno

O sucesso da amamenta√ß√£o est√° diretamente relacionado a fatores como o preparo das mamas ao longo da gesta√ß√£o, a produ√ß√£o dos horm√īnios prolactina e ocitocina, o posicionamento correto do beb√™ no seio da m√£e e o consumo aumentado de √°gua. Isso explica a insist√™ncia dos profissionais quando indicam maior ingest√£o de √°gua para mulheres que est√£o amamentando. A √°gua responde por 87% da composi√ß√£o do leite materno e durante o per√≠odo de amamenta√ß√£o √© primordial que as mulheres se mantenham hidratadas para que a produ√ß√£o do leite se mantenha saud√°vel e correta.

Segundo o médico ginecologista e obstetra da Paraná Clínicas, Dr.Vinicius Pacheco Zanlorenci, a ingestão de líquido também é fundamental para a produção do leite materno.

Durante o per√≠odo de lacta√ß√£o, o aumento da fome e da sede √© bastante comum para a m√£e. Isso acontece porque o organismo precisa de mais energia ‚Äď e l√≠quido ‚Äď para produzir, em m√©dia, quase um litro de leite por dia. ‚Äú√Č importante sempre tomar um copo de √°gua, de 200 a 300 ml, antes e ap√≥s a amamenta√ß√£o. Dessa maneira, a paciente consegue se manter hidratada de forma habitual‚ÄĚ, explica o m√©dico.

Segundo o ginecologista, beber √°gua √© sempre a melhor op√ß√£o, mas sucos e ch√°s tamb√©m s√£o eficientes e podem ser consumidos pelas m√£es que amamentam. ‚Äú√Č necess√°rio tomar mais cuidado com essas outras bebidas devido √† adi√ß√£o de a√ß√ļcar e s√≥dio, que n√£o s√£o bons para a dieta‚ÄĚ, alerta. O consumo excessivo dessas subst√Ęncias pode gerar reten√ß√£o de l√≠quido e, a longo prazo, alterar a press√£o arterial.

A composição da água mineral

Al√©m dos refrigerantes, sucos e ch√°s industrializados, algumas marcas de √°gua mineral podem conter diferentes teores de s√≥dio, e essas diferen√ßas s√£o divulgadas em cada r√≥tulo. Zanlorenci alerta para a import√Ęncia do olhar do consumidor nesses casos. ‚Äú√Č sempre importante prestar aten√ß√£o na quantidade de subst√Ęncias indicada nos r√≥tulos das bebidas‚ÄĚ, destaca o m√©dico.