A relação médico X paciente através das tecnologias digitais

O advento da internet impulsiona a cada dia novas formas de intera√ß√£o. O paciente tem em quest√£o de segundos, num click, acesso a todo tipo de novidade de qualquer parte do mundo e traz ao consult√≥rio d√ļvidas ao profissional de sa√ļde.¬†

Pensando nisso, elaboramos o conte√ļdo a seguir. Se voc√™ √© uma pessoa antenada e deseja saber mais sobre o assunto, acompanhe o artigo e entenda as rela√ß√Ķes entre m√©dico e paciente atrav√©s das tecnologias digitais nos dias atuais.

Comunica√ß√£o e as rela√ß√Ķes entre m√©dico e paciente

A internet aumentou o poder de pesquisa, al√©m de facilitar o acesso r√°pido √†s informa√ß√Ķes. Este cen√°rio demonstra uma participa√ß√£o mais efetiva do paciente nas decis√Ķes relacionadas a sua sa√ļde, j√° que ele vasculha a rede atr√°s de diagn√≥sticos, doen√ßas, sintomas, medicamentos e custos de internamento e tratamentos. E o fato de ter acesso a tantos dados e not√≠cias, independente de sua veracidade, s√≥ deixa a pessoa cada vez mais questionadora e menos disposta a acatar passivamente as determina√ß√Ķes m√©dicas.¬†

Para Bianca Reis, em seu trabalho de conclus√£o da P√≥s-Gradua√ß√£o em Comunica√ß√£o e Sa√ļde da Fiocruz, ‚Äúos m√©dicos passam a ser desafiados por pacientes que reviram a internet em busca de informa√ß√Ķes sobre sintomas que venham a apresentar ou doen√ßas que j√° sabem que t√™m‚ÄĚ.¬† Wilma Madeira da Silva, mestre em Servi√ßos de Sa√ļde P√ļblica complementa que ‚Äúessa mudan√ßa de comportamento dos pacientes √© extremamente positiva uma vez que, munidos de informa√ß√£o, podem passar a elaborar perguntas mais objetivas, discutir sobre o tratamento receitado, adotando uma postura mais cr√≠tica.‚Ä̬†

Desta forma, o paciente é avaliado sob uma perspectiva mais ampla (onde mora, o que faz, com quem interage, o que come, como vive) e com isso, o médico traz à mesa um diagnóstico mais situacional e condizente com a realidade. 

√Č importante ressaltar que a internet representa, sim, um poderoso instrumento de ‚Äúgest√£o do conhecimento‚ÄĚ para a √°rea da sa√ļde, mas a presta√ß√£o de servi√ßos nesta √°rea est√° relacionada com conceitos de qualidade de vida e bem-estar do paciente, em primeiro lugar. Essa rela√ß√£o entre m√©dico e paciente atrav√©s das tecnologias digitais se torna cada dia mais estreita e pode ser vista com bons olhos, mas o interesse pelo indiv√≠duo e suas respectivas queixas √© o que devem nortear todas as consultas e atendimentos.

 

Nossos serviços

Na Paraná Clínicas, disponibilizamos consultas por telefone e por vídeo chamada, dependendo da especialidade.

Para mais informa√ß√Ķes clique aqui e caso necess√°rio agende pelo Teleconsultas: (41) 3340-3030.

Tamb√©m temos o Telecorona (41) 3544-8688 para atendimento de suspeitas de COVID-19, orienta√ß√Ķes sobre libera√ß√£o de guias e renova√ß√£o de receitas.