A relação médico X paciente através das tecnologias digitais
O advento da internet impulsiona a cada dia novas formas de interação. O paciente tem em questão de segundos, num click, acesso a todo tipo de novidade de qualquer parte do mundo e traz ao consultório dúvidas ao profissional de saúde.
Pensando nisso, elaboramos o conteúdo a seguir. Se você é uma pessoa antenada e deseja saber mais sobre o assunto, acompanhe o artigo e entenda as relações entre médico e paciente através das tecnologias digitais nos dias atuais.
Comunicação e as relações entre médico e paciente
A internet aumentou o poder de pesquisa, além de facilitar o acesso rápido às informações. Este cenário demonstra uma participação mais efetiva do paciente nas decisões relacionadas a sua saúde, já que ele vasculha a rede atrás de diagnósticos, doenças, sintomas, medicamentos e custos de internamento e tratamentos. E o fato de ter acesso a tantos dados e notícias, independente de sua veracidade, só deixa a pessoa cada vez mais questionadora e menos disposta a acatar passivamente as determinações médicas.
Para Bianca Reis, em seu trabalho de conclusão da Pós-Graduação em Comunicação e Saúde da Fiocruz, “os médicos passam a ser desafiados por pacientes que reviram a internet em busca de informações sobre sintomas que venham a apresentar ou doenças que já sabem que têm”. Wilma Madeira da Silva, mestre em Serviços de Saúde Pública complementa que “essa mudança de comportamento dos pacientes é extremamente positiva uma vez que, munidos de informação, podem passar a elaborar perguntas mais objetivas, discutir sobre o tratamento receitado, adotando uma postura mais crítica.”
Desta forma, o paciente é avaliado sob uma perspectiva mais ampla (onde mora, o que faz, com quem interage, o que come, como vive) e com isso, o médico traz à mesa um diagnóstico mais situacional e condizente com a realidade.
É importante ressaltar que a internet representa, sim, um poderoso instrumento de “gestão do conhecimento” para a área da saúde, mas a prestação de serviços nesta área está relacionada com conceitos de qualidade de vida e bem-estar do paciente, em primeiro lugar. Essa relação entre médico e paciente através das tecnologias digitais se torna cada dia mais estreita e pode ser vista com bons olhos, mas o interesse pelo indivíduo e suas respectivas queixas é o que devem nortear todas as consultas e atendimentos.
Nossos serviços
Na Paraná Clínicas, disponibilizamos consultas por telefone e por vídeo chamada, dependendo da especialidade.
Para mais informações clique aqui e caso necessário agende pelo Teleconsultas: (41) 3340-3030.
Também temos o Telecorona (41) 3544-8688 para atendimento de suspeitas de COVID-19, orientações sobre liberação de guias e renovação de receitas.