As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e são consideradas as doenças mais perigosas para saúde pública, já que mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa. O Ministério de Saúde estima que essas doenças matam 7,6 milhões de pessoas no mundo todo e são responsáveis por quase 30% das mortes só no Brasil, o que faz delas a principal causa de morte no país. 

Segundo o cardiologista Dr. Valdir Lippi Junior, a doença cardiovascular mais comum é a hipertensão arterial, tanto pela sua capacidade de causar danos ao coração, quanto pelo número de pessoas portadoras desta doença. Além disso, o especialista destaca que o diabetes é um grande causador de problemas para o coração, sendo um potencial fator de risco para doenças coronarianas e consequentemente infarto do miocárdio.

Fatores de risco 

  • Idade – Seu risco de doença cardiovascular aumenta dependendo da idade. Homens com 45 anos ou mais e mulheres com 55 anos ou mais têm um risco maior.
  • Gênero –  Alguns fatores podem afetar o risco de doença cardíaca de maneira diferente nas mulheres e nos homens. Por exemplo, o estrogênio fornece às mulheres alguma proteção contra doenças cardíacas, mas o diabetes aumenta o risco de doenças cardíacas mais nas mulheres do que nos homens.
  • História de família. Você corre um risco maior se tiver um familiar próximo que teve uma doença cardíaca.

A boa notícia é que cerca de 80% de todos os casos de doenças cardiovasculares podem ser evitados. Confira algumas dicas que irão te ajudar a se prevenir das doenças cardiovasculares. 

7 dicas para prevenir doenças cardiovasculares

Faça seus exames regularmente 

A partir dos 35 anos você precisa fazer uma série de exames que irão identificar qualquer problema. A partir dos 35 anos você precisa fazer uma série de exames que irão identificar qualquer problema. O cardiologista Dr. Valdir Lippi Junior recomenda que eles sejam feitos pelo menos uma vez ao ano, incluindo um exame laboratorial para pesquisa de diabetes, doenças renais e alterações de colesterol. 

O cardiologista completa que um ecocardiograma com doppler indica  para entender o status estrutural do coração e um teste ergométrico, que avalia o sistema cardiovascular sob esforço. Ele recomenda ainda um de um eletrocardiograma, que mostrará a resposta pressórica, funcional e possíveis sinais de doenças coronarianas e arritmias frente ao esforço físico.

Mantenha uma dieta saudável

Você deve consumir vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, nozes, proteínas vegetais, proteínas animais magras e peixes. E acima de tudo, fazer escolhas inteligentes, como limitar carboidratos refinados, carnes processadas e bebidas açucaradas. 

Leia atentamente as informações nutricionais dos alimentos embalados para reduzir o consumo de sódio, açúcares e gorduras saturadas e evitar a gordura trans.

Faça exercícios

Pratique exercícios físicos pois é uma das melhores maneiras de se manter saudável, prevenir doenças e envelhecer bem. Pelo menos 30 minutos de exercício todo dia.

Mantenha um peso saudável 

Para o seu bem-estar, você pode verificar o seu índice de massa corporal  (IMC). Por isso, se precisar de ajuda, converse com sua equipe de saúde sobre um plano de emagrecimento.

Pare de fumar

Cigarro é um dos maiores inimigos da saúde do coração. Isso porque é um dos maiores agressores do endotélio, aquela parede de células que recobre os vasos sanguíneos.  Fumar interfere na produção de uma substância protetora conhecida como óxido nítrico e faz como que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura. Assim, há também uma interferência no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa maior dificuldade para o sangue circular.

Saiba como se prevenir

Se você tem pressão alta (hipertensão), colesterol alto, açúcar no sangue, diabetes ou outras condições que o colocam em maior risco, é muito importante procurar um especialista e fazer mudanças no seu estilo de vida.  

Conheça o programa Bate aqui da Paraná Clínicas 

A Paraná Clínicas desenvolveu o Programa Bate aqui que proporciona acompanhamento ambulatorial a pacientes com doença cardiovascular e histórico recente de internação em UTI Cardíaca, auxiliando no controle de seu estado de saúde e evitando reinternações. Uma equipe de saúde que irá te ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca ou derrame para viver uma vida mais longa e saudável. 

Trabalhe em conjunto no seu plano de prevenção. Faça perguntas e seja aberto sobre quaisquer desafios que você possa enfrentar ao tentar fazer mudanças saudáveis. Estresse, sono, saúde mental, situações familiares, uso de tabaco, acesso a alimentos, apoio social e outros problemas podem afetar sua saúde e bem-estar. 

 

Saiba mais sobre o Priori e suas áreas de atuação aqui