RESPOSTAS LIVE COVID-19 ‚Äď EMPRESAS CLIENTES

1 ‚Äď Se n√£o for declara√ß√£o de isolamento e for emitido o atestado (devido o resultado ser positivo), para completar os 14 dias, este funcion√°rio pode trabalhar home office?

Se o atestado for de afastamento completo das atividades, pela ocorr√™ncia de sintomas moderados ou graves, n√£o h√° essa possibilidade. Mas nas situa√ß√Ķes em que o paciente est√° assintom√°tico ou com sintomas muito leves, os profissionais m√©dicos t√™m especificado que o afastamento √© das atividades presenciais, deixando essa possibilidade de home office para a empresa. Evitamos colocar no atestado a express√£o ‚Äúhome office‚ÄĚ porque n√£o conhecemos a atividade laboral do paciente para orientarmos a ado√ß√£o da modalidade ou n√£o, visto que algumas atividades n√£o possibilitam essa flexibilidade e tal registro poderia gerar eventuais desalinhamentos junto √†s empresas clientes.

2 ‚Äď Se a pessoa tomar a vacina estando com COVID , a vacina ter√° efetividade?

O ideal é não se vacinar na vigência do quadro viral, mas a reação imunológica de produção de anticorpos poderá existir tanto pela doença ativa quanto pela resposta ao imunizante.

3 ‚Äď Nos casos de atestados emitidos pelo SUS e com resultado negativo, o retorno ao trabalho pode ocorrer?

Nosso m√©dico do trabalho informou que depender√° dos sintomas ainda presentes, se o funcion√°rio tiver o plano da Paran√° poder√° contatar o telemedicina para verificar com o m√©dico um novo atestado se necess√°rio, j√° que o SUS informa que pode retornar ao trabalho. Se o resultado do RT-PCR foi coletado no per√≠odo adequado (3¬į ao 7¬į dia de sintomas) e veio negativo, n√£o h√° necessidade de se manter o atestado de isolamento social. Mas caso o paciente persista com sintomas que o impossibilitem ao trabalho, o atestado ser√° baseado nos crit√©rios cl√≠nicos comuns da an√°lise m√©dica. A telemedicina pode ser sim um canal de comunica√ß√£o do benefici√°rio para que se obtenha as orienta√ß√Ķes adequadas fornecidas pelo profissional m√©dico.

4 ‚Äď Quantos dias ap√≥s o primeiro contato com o v√≠rus a pessoa come√ßa a ter os sintomas?

O período habitual de aparecimento de sintomas é de 2 a 14 dias após o contágio.

6 ‚Äď Ol√°, tivemos um caso em que o INSS indeferiu o afastamento, o que pode ter acontecido?

√Č importante verificar se os CIDs dos atestados referiam-se √† mesma doen√ßa (ou se correlacionavam), mas neste caso pontual, vale a pena avaliar a justificativa do indeferimento junto ao pr√≥prio instituto.

7 ‚Äď Quem se reinfectou, tende a ter sintomas mais graves ou mais leves?

A manifesta√ß√£o da doen√ßa em uma nova infec√ß√£o pelo coronav√≠rus depende muito da cepa viral envolvida e do estado de sa√ļde vigente do indiv√≠duo, portanto temos observado tanto casos de reinfec√ß√Ķes mais leves, quanto reinfec√ß√Ķes com evolu√ß√Ķes graves.

8 ‚Äď Existe alguma diferen√ßa entre os testes PCR feitos no convenio (resultado em 3 dias) e os testes feitos em farm√°cia (resultado em 20 minutos)?

Quando ambos os testes s√£o realizados por RT-PCR, as avalia√ß√Ķes s√£o semelhantes, modificando-se apenas os m√©todos de an√°lise da amostra, que podem variar no tempo para a disponibiliza√ß√£o do resultado. No entanto, √© comum os testes de farm√°cia serem de identifica√ß√£o de ant√≠geno, que √© um outro exame para detec√ß√£o da COVID 19, que tamb√©m √© eficiente para identificar casos positivos, por√©m com menor sensibilidade e maior taxa de falsos negativos. Entre esses dois tipos de exame, RT-PCR e teste de ant√≠geno, o primeiro apresenta maior sensibilidade para identificar os casos positivos e √© considerado o padr√£o ouro para diagn√≥stico da doen√ßa.

9 ‚Äď Uma pessoa tem contato com pessoas j√° positivadas, por√©m n√£o apresenta sintomas, ela pode ser assintom√°tica?

Nem sempre o contactante de um caso positivo adquirirá a doença, mas pode ocorrer casos sim de pessoas positivas para COVID 19 sem qualquer sintoma. Não há uma recomendação sistemática para que os contactantes de casos positivos sejam testados mas, caso convivam em um mesmo ambiente domiciliar, o contactante deve realizar o isolamento social da mesma forma que a pessoa doente.

10 ‚Äď Bom dia Dra. tive um caso na empresa em que a funcion√°ria deu negativo no exame mas pegou 2 atestados online, um de 3 dias de influenza e outro de 4 dias de diarreia. Como saber se √© verdade? se n√£o √© de m√° f√©? como proceder e se tem algum limite de atestado online?

O profissional m√©dico parte do pressuposto da veracidade das informa√ß√Ķes repassadas pelo paciente. Nem sempre √© poss√≠vel a identifica√ß√£o de casos de simula√ß√£o ou m√° f√©. N√£o h√° um limite para o fornecimento de atestados m√©dicos, sejam eles emitidos presencialmente ou por teleatendimento.

12 ‚Äď Precisamos compreender melhor quando teste negativo a melhor forma para o retorno do funcion√°rio ao trabalho. O que fazer?

Se o exame de RT-PCR foi feito dentro do per√≠odo adequado (do 3¬į ao 7¬į dia de sintomas) e o resultado foi negativo, n√£o h√° recomenda√ß√£o de isolamento social, portanto se tiver condi√ß√Ķes cl√≠nicas (n√£o houver sintomas provocador por outra doen√ßa que o impe√ßam so trabalho), a pessoa pode retomar suas atividades normalmente.

13 ‚Äď No inicio da pandemia, t√≠nhamos um informativo sobre a covid-19, e comentei com a minha executiva e falaram que algumas empresas n√£o queriam receber informa√ß√Ķes. Seria bem interessante manter os RH informados.
Manter os RHs das empresas clientes informadas sobre o contexto da pandemia √© muito importante e colabora para o entendimento coletivo sobre o tema, facilitando as a√ß√Ķes de ambos os lados.

Fonte: Dra. Caroline Caldeira (Gerente Médica Executiva da Paraná Clínicas)