RESPOSTAS LIVE COVID-19 – EMPRESAS CLIENTES

1 – Se não for declaração de isolamento e for emitido o atestado (devido o resultado ser positivo), para completar os 14 dias, este funcionário pode trabalhar home office?

Se o atestado for de afastamento completo das atividades, pela ocorrência de sintomas moderados ou graves, não há essa possibilidade. Mas nas situações em que o paciente está assintomático ou com sintomas muito leves, os profissionais médicos têm especificado que o afastamento é das atividades presenciais, deixando essa possibilidade de home office para a empresa. Evitamos colocar no atestado a expressão “home office” porque não conhecemos a atividade laboral do paciente para orientarmos a adoção da modalidade ou não, visto que algumas atividades não possibilitam essa flexibilidade e tal registro poderia gerar eventuais desalinhamentos junto às empresas clientes.

2 – Se a pessoa tomar a vacina estando com COVID , a vacina terá efetividade?

O ideal é não se vacinar na vigência do quadro viral, mas a reação imunológica de produção de anticorpos poderá existir tanto pela doença ativa quanto pela resposta ao imunizante.

3 – Nos casos de atestados emitidos pelo SUS e com resultado negativo, o retorno ao trabalho pode ocorrer?

Nosso médico do trabalho informou que dependerá dos sintomas ainda presentes, se o funcionário tiver o plano da Paraná poderá contatar o telemedicina para verificar com o médico um novo atestado se necessário, já que o SUS informa que pode retornar ao trabalho. Se o resultado do RT-PCR foi coletado no período adequado (3° ao 7° dia de sintomas) e veio negativo, não há necessidade de se manter o atestado de isolamento social. Mas caso o paciente persista com sintomas que o impossibilitem ao trabalho, o atestado será baseado nos critérios clínicos comuns da análise médica. A telemedicina pode ser sim um canal de comunicação do beneficiário para que se obtenha as orientações adequadas fornecidas pelo profissional médico.

4 – Quantos dias após o primeiro contato com o vírus a pessoa começa a ter os sintomas?

O período habitual de aparecimento de sintomas é de 2 a 14 dias após o contágio.

6 – Olá, tivemos um caso em que o INSS indeferiu o afastamento, o que pode ter acontecido?

É importante verificar se os CIDs dos atestados referiam-se à mesma doença (ou se correlacionavam), mas neste caso pontual, vale a pena avaliar a justificativa do indeferimento junto ao próprio instituto.

7 – Quem se reinfectou, tende a ter sintomas mais graves ou mais leves?

A manifestação da doença em uma nova infecção pelo coronavírus depende muito da cepa viral envolvida e do estado de saúde vigente do indivíduo, portanto temos observado tanto casos de reinfecções mais leves, quanto reinfecções com evoluções graves.

8 – Existe alguma diferença entre os testes PCR feitos no convenio (resultado em 3 dias) e os testes feitos em farmácia (resultado em 20 minutos)?

Quando ambos os testes são realizados por RT-PCR, as avaliações são semelhantes, modificando-se apenas os métodos de análise da amostra, que podem variar no tempo para a disponibilização do resultado. No entanto, é comum os testes de farmácia serem de identificação de antígeno, que é um outro exame para detecção da COVID 19, que também é eficiente para identificar casos positivos, porém com menor sensibilidade e maior taxa de falsos negativos. Entre esses dois tipos de exame, RT-PCR e teste de antígeno, o primeiro apresenta maior sensibilidade para identificar os casos positivos e é considerado o padrão ouro para diagnóstico da doença.

9 – Uma pessoa tem contato com pessoas já positivadas, porém não apresenta sintomas, ela pode ser assintomática?

Nem sempre o contactante de um caso positivo adquirirá a doença, mas pode ocorrer casos sim de pessoas positivas para COVID 19 sem qualquer sintoma. Não há uma recomendação sistemática para que os contactantes de casos positivos sejam testados mas, caso convivam em um mesmo ambiente domiciliar, o contactante deve realizar o isolamento social da mesma forma que a pessoa doente.

10 – Bom dia Dra. tive um caso na empresa em que a funcionária deu negativo no exame mas pegou 2 atestados online, um de 3 dias de influenza e outro de 4 dias de diarreia. Como saber se é verdade? se não é de má fé? como proceder e se tem algum limite de atestado online?

O profissional médico parte do pressuposto da veracidade das informações repassadas pelo paciente. Nem sempre é possível a identificação de casos de simulação ou má fé. Não há um limite para o fornecimento de atestados médicos, sejam eles emitidos presencialmente ou por teleatendimento.

12 – Precisamos compreender melhor quando teste negativo a melhor forma para o retorno do funcionário ao trabalho. O que fazer?

Se o exame de RT-PCR foi feito dentro do período adequado (do 3° ao 7° dia de sintomas) e o resultado foi negativo, não há recomendação de isolamento social, portanto se tiver condições clínicas (não houver sintomas provocador por outra doença que o impeçam so trabalho), a pessoa pode retomar suas atividades normalmente.

13 – No inicio da pandemia, tínhamos um informativo sobre a covid-19, e comentei com a minha executiva e falaram que algumas empresas não queriam receber informações. Seria bem interessante manter os RH informados.
Manter os RHs das empresas clientes informadas sobre o contexto da pandemia é muito importante e colabora para o entendimento coletivo sobre o tema, facilitando as ações de ambos os lados.

Fonte: Dra. Caroline Caldeira (Gerente Médica Executiva da Paraná Clínicas)