Estudos apontam que a faixa etária pediátrica não foi a mais duramente afetada pela covid-19. A maioria das crianças que se contaminou, evolui sem maiores complicações.

Contudo, o Brasil foi o segundo país com maior número de óbitos e internações nesta faixa etária, comparado aos países europeus, o risco aqui foi dez vezes maior.

É preciso lembrar que muitas vidas foram perdidas pela Covid-19, sendo que em muitos casos, não existia doença de base ou fatores de risco.  Foram vidas perdidas para uma doença que pode ser evitada por meio da vacinação.

 

A importância da vacinação de crianças

 

É inquestionável a importância e a necessidade de vacinar nossas crianças e adolescentes contra Covid-19.

Quanto mais ampla a parcela da população vacinada, menos o vírus circula e isso protege toda a população, diminui o risco do aparecimento de novas variantes e novas ondas da doença, chegando assim à tão esperada imunidade coletiva.

Pensando ainda em um contexto de volta às aulas completas para o próximo ano, a vacinação de crianças e adolescentes faz parte de todo uma estratégia de políticas públicas de saúde para aumentar a segurança dessas crianças e suas famílias.

Estudos apontam que o sistema imune das crianças e adolescentes responde muito bem às vacinas, o que possibilita que doses menores sejam feitas com segurança e eficácia.

Atualmente existem estudos inclusive para faixa etária dos 2 aos 5 anos, mas ainda em pequena escala.

 

A vacinação em crianças é segura?

 

Embora muitos se preocupem com a velocidade com que as vacinas contra o coronavírus foram elaboradas, na verdade, a tecnologia por trás já é antiga, muito conhecida e validada ao longo de muitos anos. Apenas ajustes foram feitos para proteger dessa doença específica.

Todos os estudos até agora indicam que sim, as vacinas são seguras para as crianças.

Milhares de crianças e adolescentes já foram vacinados ao redor do mundo e a vacina se mostrou muito efetiva e segura. Inclusive, os Estados Unidos autorizou o uso da vacina da Pfizer para crianças a partir dos 5 anos.

A tendência é que mais países estendam a proteção para essa faixa etária também. No nosso país, a Pfizer já entrou com pedido junto à Anvisa para ampliação do público-alvo.

 

Contraindicações e reações adversas da vacina

 

O risco de ter uma reação adversa à vacina é menor do que o risco da infecção pelo vírus. Isso quer dizer que os benefícios superam em muito os riscos.

Os eventos adversos relatados até o momento são passageiros e parecidos com os dos adultos, como sensibilidade no local da aplicação (dor/ vermelhidão/edema), mal-estar geral, dor no corpo e de cabeça. Alguns episódios de miocardite foram relatados em adolescentes, mas num índice muito menor do que os causados pela própria doença covid (25 vezes menor).

Até o momento não houve nenhum efeito colateral grave causando óbito relacionado à vacinação.

A princípio não existem contraindicações formais à vacinação. Caso a criança ou adolescente esteja com a doença ou sintomas sugestivos, deve-se esperar 14 dias do início do quadro para realizar a vacinação.

Vacinas salvam vidas. Não deixem de vacinar seus filhos! Não acreditem nem divulguem notícias falsas, mas busquem informações atualizadas de fontes seguras.

 

Fonte: Maria Gabriela de Aguiar Moreira Garbelini Galerani – CRM PR 2697/ Rqe 2194