Tomar √°gua aumenta produtividade no trabalho

A gente já sabe que tomar água traz diversos benefícios para o organismo. Ela ajuda a emagrecer, faz bem à pele, colabora na produção de colágeno, que evita o envelhecimento, regula o intestino, entre tantas outras coisas.  Mas, você sabia que a água pode influenciar também na sua produtividade no trabalho?

Cientistas j√° dizem que pode existir uma liga√ß√£o entre a √°gua e a redu√ß√£o cognitiva, que √©, basicamente, a perda de aten√ß√£o. Acredita-se que quando sentimos muita sede, o corpo entende que est√° faltando algo e a √°gua se torna uma quest√£o de sobreviv√™ncia e passa a ser necess√°rio manter tudo regulado. Assim, o corpo entende que tem quest√Ķes mais urgentes do que ler relat√≥rios ou enviar e-mails.

O m√©dico nefrologista da Paran√° Cl√≠nicas, Carlos Augusto Azevedo Bornancin, conta que o corpo precisa de uma quantidade m√≠nima di√°ria de l√≠quidos, que √© de 30 ml por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa de 70kg necessita de 2.100 ml de l√≠quido por dia. ‚ÄúPode-se ingerir sucos naturais, ch√°s, chimarr√£o, e outras bebidas, mas o ideal √© de que seja √°gua. O corpo avisa quando est√° com sede. Mas, para funcionar muito bem, o indiv√≠duo deve estar bem hidratado, porque 70% do organismo √© composto por √°gua‚ÄĚ, salienta o m√©dico.

Pesquisas ainda mais recentes garantem que nem é preciso estar muito desidratado para que a produtividade no trabalho caia. Uma pesquisa feita por pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Cérebro e da Mente, da Faculdade de Medicina Weill Cornell, de Nova Iorque, e publicada no Journal of Cerebral Blood Flow & Metabolism, em 2014, concluiu que uma desidratação leve pode impedir o aumento do fluxo sanguíneo induzido pela atividade cerebral e também necessário para ela. A desidratação leve corresponde a uma perda de água do organismo menor que 5% do peso corporal.

A desidrata√ß√£o leve pode reduzir a capacidade laboral e prejudicar as fun√ß√Ķes do dia-a-dia. ‚ÄúQuando h√° falta de √°gua, os rins n√£o funcionam corretamente e n√£o haver√° elimina√ß√£o das toxinas pela urina, que, quando se torna mais escura, √© sinal de que a quantidade de l√≠quido necess√°ria n√£o est√° sendo consumida. Os sintomas da falta de l√≠quidos s√£o: sede, dores de cabe√ßa, cansa√ßo, tontura, n√°useas, fadiga, baixo n√≠vel de concentra√ß√£o e,¬†nos casos mais graves, confus√£o mental, perda de consci√™ncia, choque hipovol√™mico, coma e at√© morte‚ÄĚ, alerta o m√©dico nefrologista.

Os efeitos podem ser piores em idosos e crianças, que não sentem sede como os adultos e também não regulam tão bem os fluidos corporais. Por isso, manter uma garrafinha de água sempre perto pode prevenir a desidratação.