O tabagismo causa danos a quase todos os órgãos do corpo e é diretamente responsável por diversas doenças. Esse vício provoca doenças pulmonares graves, aumenta as chances de desenvolvimento de câncer, prejudica a saúde bucal e odontológica e acelera o envelhecimento. Além de gerar dependência química como qualquer droga não lícita.

Geralmente, as pessoas começam a fumar por curiosidade. No entanto, a médica Dra. Caroline Caldeira explica que a continuidade do tabagismo está relacionada a fatores psicológicos e fisiológicos ligados a nicotina, como qualquer outra dependência química. 

A principal doença pulmonar relacionada ao cigarro é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, na qual os pulmões sofrem um processo inflamatório crônico e progressivo, gerando sintomas como tosse crônica, falta de ar e baixa oxigenação do organismo. 

Outra doença muito relacionada ao tabaco é o câncer de pulmão e outros tipos de câncer. Os produtos derivados da queima do tabaco são comprovadamente cancerígenos.

Quais são os efeitos do cigarro no organismo?

A nicotina age no sistema nervoso central, promovendo a liberação de várias substâncias que geram a sensação imediata de prazer e bem-estar. Com o passar do tempo, o tabagista vai aumentar o consumo do tabaco, entrando em um ciclo vicioso perigoso e difícil de ser abandonado.

Lembrem-se que todos os derivados do tabaco fazem mal. No narguilé o tabaco é queimado de forma lenta com vapor de água que, de acordo com a especialista, facilita ainda mais a impregnação dos derivados do tabaco nas vias aéreas. Portanto, ele é tão maléfico quanto o cigarro comum. 

Além da nicotina, o cigarro contém duas substâncias extremamente nocivas para a saúde, são elas:

  • O monóxido de carbono: um gás levemente inflamável, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade. 
  • O alcatrão: substância marrom pegajosa que reveste os pulmões e afeta a respiração.

Tabagismo: E se eu parar de Fumar?

Assim que você decidir parar de fumar seu corpo irá agradecer. Isso porque parar de fumar gera muitos benefícios para a saúde. Entenda o que pode acontecer: 

  • Em 20 minutos, sua freqüência cardíaca e pressão arterial irão abaixar.
  • Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue voltará ao normal.
  • 2-12 semanas, sua circulação irá melhorar, e assim como sua função pulmonar.
  • 1-9 meses, tosse e falta de ar diminuem.
  • Parar de fumar reduz as chances de impotência, dificuldade em engravidar, parto prematuro, bebês com baixo peso e aborto.
  • 5 anos, seu risco de derrame é reduzido.
  • 10 anos, seu risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade do risco de fumante, e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.
  • 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o de um não-fumante.

Programa Apague Essa Ideia

A decisão de parar de fumar é muito importante para sua saúde e para as pessoas a sua volta. Por isso, a Paraná Clínicas desenvolveu o programa Apague Essa Ideia, nele nossos clientes contam com uma equipe multidisciplinar para auxiliar nessa mudança tão importante. 

O Programa Apague Essa Ideia é um programa voltado ao acolhimento e atendimento da pessoa tabagista, proporcionando um tratamento específico contra o tabagismo. Cada paciente é abordado individualmente. 

Em um primeiro momento, passará pelo acolhimento da enfermagem, obtendo informações importantes sobre a doença, os seus prejuízos e formas de tratamento. Na sequência, será encaminhado para acompanhamento médico, quando será prescrito o tratamento adequado. 

O principal responsável pelo acompanhamento do paciente é o médico, que é quem definirá o tratamento necessário. O paciente contará também com equipe de enfermagem e psicólogos para auxiliá-lo sempre que preciso.

Quanto tempo demora para acabar com o tabagismo?

O tempo para o abandono do tabagismo varia de pessoa para pessoa, uma vez que o grau de dependência de cada indivíduo é diferente. Além disso, alguns pacientes podem apresentar recaídas durante o tratamento, o que pode prolongar a necessidade de acompanhamento profissional.

SAIBA MAIS SOBRE O APAGUE ESSA IDEIA AQUI