Uma beneficiária da Paraná Clínicas, operadora de planos de saúde empresariais, passou por uma moderna cirurgia de reconstrução de calota craniana, com utilização de prótese em 3D customizada. O procedimento, realizado no Hospital Santa Cruz, em Curitiba-PR, é indicado para a reconstrução de falhas do osso do crânio, que podem ocorrer devido à tumor ou situação de trauma.

O neurocirurgião credenciado da Paraná Clínicas, Dr. Marcelo Machado, responsável pela cirurgia, explica que a paciente em questão havia sofrido um AVC (acidente vascular cerebral), que ocasionou um grande edema cerebral. “Foi necessária a retirada da calota para tratamento do edema. Geralmente, o osso é retirado e recolocado na calota, mas neste caso, devido a uma infecção, isso não foi possível. Por isso optamos pela cirurgia de reconstrução com a prótese prototipada”, afirma. “A ideia é proteger o cérebro que ficou sem a calota óssea do crânio, com um resultado estético positivo, manutenção do contorno do crânio, de forma mais natural possível”, diz.

Para desenvolver a prótese, foi realizada uma tomografia, na qual foi identificada a falha no crânio da paciente. Comparando com o formato do crânio, um software faz um desenho para reconstrução e um molde em três dimensões. “O molde é criado de forma personalizada, considerando cada detalhe da anatomia do crânio da paciente, para que o preenchimento e o encaixe fiquem perfeitos”, explica o neurocirurgião. “O material utilizado para o implante é um cimento cirúrgico acrílico, próprio para o uso biológico e o do molde é a resina”, afirma.

A cirurgia dura de duas a quatro horas, dependendo da extensão da falha craniana e a previsão de alta é de três a quatro dias. “É o método mais seguro, com qualidade estética superior. Há pouco tempo esses moldes só eram produzidos no exterior”, explica o Dr. Marcelo Machado.  O projeto da prótese customizada foi realizado pela empresa Customize Life, de Santa Catarina, especializada no desenvolvimento de próteses personalizadas baseadas na anatomia do paciente.

A cirurgia foi realizada há três meses e a recuperação da paciente foi um sucesso.