O chamado “Fevereiro Roxo” é uma campanha que, desde 2014, promove a conscientização da importância do bem-estar aos portadores de doenças crônicas. O lema da campanha é “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, alertando as pessoas da importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto, em prol de uma vida com maior qualidade e conforto.

Então durante todo o mês, o foco está em três principais doenças: fibromialgia, lúpus e Alzheimer, que têm como principal característica em comum o fato de serem doenças crônicas. Além disso, elas também são difíceis de diagnosticar.

Conheça melhor sobre cada uma dessas doenças e sua prevenção:

Alzheimer:

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo causado pelo mau processamento de algumas proteínas do sistema nervoso central. Isso pode provocar a deterioração cognitiva, ocasionando a perda da memória e comprometendo as atividades diárias e comportamentais.

Um primeiro sintoma que caracteriza bem a doença é a perda de memória recente. E, depois, outros sintomas vão aparecendo, como: perda da memória remota, irritabilidade, falhas na comunicação e falta de orientação no espaço-tempo.

Sobre os fatores causadores da doença, o Dr. Gustavo Franklin, neurologista da Paraná Clínicas, afirma que “fatores genéticos contribuem em parte, mas não são determinantes para que uma pessoa desenvolva Alzheimer”.

O médico ainda aponta alguns fatores que atuam na prevenção do Alzheimer:

  Escolaridade: quanto maior o tempo de estudo, menores as chances de desenvolvimento dessa demência;

  Tratar comorbidades – quando houver – como diabetes; manter os níveis de colesterol dentro da normalidade; tratar a hipertensão arterial, evitar o sedentarismo e o tabagismo;

  Prática regular de atividade física;

  Alimentação saudável: a alimentação ideal é aquela que contém grandes quantidades de frutas, verduras, legumes, nozes e carnes brancas, como por exemplo, a dieta do mediterrâneo.

Fibromialgia:

A Fibromialgia é uma síndrome clínica que provoca dores por todo o corpo, além da principal característica é não saber a origem nem início da dor. Geralmente, a dor fica difusa por todo o corpo, causando maior sensibilidade em tecidos moles (músculos, articulações, tendões).

Além da dor, um outro sintoma presente é a alteração no sono que, consequentemente, acaba gerando um extremo cansaço, fadiga e dificuldades cognitivas.

Um fato curioso sobre a fibromialgia, é que 9 entre 10 pacientes diagnosticados são mulheres.

Lúpus:

O Lúpus (Lúpus Eritematoso Sistêmico) é uma doença inflamatória autoimune que afeta múltiplos órgãos, como a pele, o rim, o cérebro e outros. Por ser autoimune, o lúpus também é crônico.

Não se sabe ao certo o que origina a doença, mas ela se inicia quando o sistema imunológico destrói determinados tecidos saudáveis do corpo. O que pode ser então uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.

Os sintomas do lúpus surgem esporadicamente, aos poucos ou em crises, e podem desaparecer por um tempo e depois voltar. Eles costumam variar de acordo com a parte do corpo afetada, podendo ser: febre, fadiga, dor nas articulações, rash cutâneo, lesões na pele, dificuldades respiratórias, entre outros.

O grande objetivo do Fevereiro Roxo

Como você pode ver, todas essas doenças são crônicas, mas de difícil diagnóstico e, infelizmente, muito comuns.

Por isso então essa campanha se faz tão importante! É preciso alertar a população sobre a existência e os sintomas delas, para um diagnóstico precoce. E, no caso de pessoas já diagnosticadas, é super importante um tratamento que provenha uma vida com qualidade ao paciente.

Nesse mês de fevereiro roxo, comece a dar maior atenção ao seu corpo e à sua rotina de cuidados diários, tornando-se cada vez mais saudável!