Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), alguns termos ficaram bem populares em nosso cotidiano. Distanciamento, isolamento, quarentena e lockdown… Todos os dias temos ouvido essas palavras nos noticiários, mas você sabe ao certo a diferença entre cada um? 

Com o avanço da doença, é preciso que todos entendam um pouco mais sobre a doença, suas decorrências e também esses termos que definem regimes sob os quais estão sujeitos a cumprir. Por isso, preparamos uma explicação com a diferença entre cada um.

É importante lembrar que todos esses termos já existiam e eram usados em outros contextos. Mas vamos explicar o significado de cada um, dentro do contexto da pandemia causada pela COVID-19.

Diferença entre distanciamento, isolamento, quarentena e lockdown

O que é distanciamento

O “distanciamento” é uma medida de proteção que busca evitar, principalmente, o contato físico com outras pessoas. Ele é de caráter voluntário e é necessário tanto para evitar contrair a doença, como não também para não passá-la.

A recomendação dos órgãos de saúde para evitar a disseminação da COVID-19 é manter uma distância mínima de 2 metros.

O que é isolamento

O isolamento já é uma medida mais dura em relação ao distanciamento social. Ela consiste no total isolamento de pessoas que tiveram contato com um infectado, para quem está aguardando resultados dos testes para a doença ou até mesmo por quem apresentou sintomas. 

Hoje os órgãos de saúde estão trabalhando com duas frentes de isolamento: isolamento vertical, para os grupos de risco e isolamento horizontal, que se estende para toda a população e é recomendada para todos aqueles que não trabalham com atividade essenciais e podem ficar em casa.

O que é quarentena

A quarentena é uma medida de cunho obrigatório que visa restringir a circulação de pessoas em determinados ambientes. Pode ser uma medida estabelecida pelo Ministério da Saúde ou pelas secretarias de saúde de cada estado ou município, depende de governo. O órgão que determinar a quarentena é também quem estabelecerá as regras e o prazo de duração da quarentena.

O que é lockdown

O termo “lockdown” vem do inglês e é comumente utilizado para impedir a circulação de pessoas em um local, devido a alguma emergência. Por isso, está popularmente sendo utilizado no controle a COVID-19. No contexto atual, o lockdown determina a paralisação total do deslocamento de pessoas, salvo para a compra de alimentos e remédios ou de quem trabalha em serviços essenciais.

Essa é a medida mais rígida de proteção contra a COVID-19, sendo de caráter obrigatório. Além disso, conta com a força do Estado para garantir que seja aplicado. Em alguns locais onde foi determinado o lockdown, por exemplo, quem descumprir a regra, está sujeito a multas. 

 

Independente da medida adotada por sua região, busque ficar em casa e proteja-se!

Além disso, acompanhe nossas redes sociais para receber informações diárias com novas informações sobre a COVID-19.

Leia mais:
Quais pacientes são testados para a COVID-19?
Uso de máscara: proteger-se é um dever de todos!
Coronavírus ou gripe: saiba como diferenciar