O DIU (dispositivo intrauterino) é um dos vários métodos contraceptivos existentes no mercado. No entanto, sua colocação ainda gera muitas dúvidas. E se você, assim como milhares de mulheres, tem medo ou desconforto ao pensar no DIU, acompanhe a leitura conosco e conheça todos os detalhes desse aparelho bastante comentado nos últimos tempos.

 

O DIU é um dispositivo pequeno – em formato de T – que é inserido no útero, de forma simples, sem necessidade de cirurgia. Atualmente, sua procura vem crescendo por parte de mulheres que buscam um método contraceptivo seguro e uma alternativa às pílulas anticoncepcionais.

Existem dois tipos de DIU – o hormonal e o de cobre (ambos são colocados basicamente da mesma maneira). O que os diferencia é a forma como vão agir no organismo. O DIU de cobre causa mudanças no endométrio e no muco cervical, impedindo que os espermatozoides cheguem até o óvulo. Já o hormonal, controla o desenvolvimento do endométrio e promove o espessamento do muco no canal cervical, dificultando a passagem do espermatozoide e a fertilização. Ambos são eficazes e podem durar alguns anos no organismo.

Como funciona a colocação do DIU?

A colocação do DIU é feita no consultório médico e dura em média cinco minutos. Alguns médicos prescrevem um medicamento para ajudar a abrir e/ou anestesiar o colo do útero antes da inserção.

Normalmente, a enfermeira ou o médico introduzem um espéculo na vagina e, em seguida, usam um aplicador especial para colocar o DIU pela abertura do colo do útero, na cavidade uterina.

Vale lembrar que o DIU pode ser colocado em qualquer fase do ciclo menstrual ou logo após o parto ou um aborto.

Após a colocação do DIU, um fio de cerca de 2,5 a 5 centímetros de comprimento sairá do colo do útero e entrará no topo da vagina, facilitando a remoção posteriormente (feita por um enfermeiro ou médico).

Qual é a sensação de colocar um DIU?

As mulheres geralmente sentem cólica ou dor quando colocam o DIU. Em alguns casos é recomendada a ingestão de remédios analgésicos antes de receber o DIU, para prevenir as cólicas. O médico pode ainda utilizar um medicamento anestésico local ao redor do colo do útero para torná-lo mais confortável.

O que esperar após um procedimento de inserção de DIU?

Muitas mulheres se sentem perfeitamente bem depois de colocar o DIU, enquanto outras precisam repousar por um tempo. Certo desconforto, cólicas e dores nas costas são normais, a recomendação é ficar em casa após o procedimento. Almofadas térmicas e analgésicos de venda livre também podem ajudar a aliviar as cólicas.

O DIU hormonal eventualmente torna a menstruação mais leve, ocasionando até mesmo a sua interrupção. Por outro lado, o DIU de cobre pode tornar o fluxo menstrual mais intenso. Em algumas mulheres, isso desaparece com o tempo. Mas se o DIU estiver causando dor, desconforto ou efeitos colaterais indesejáveis, é importante consultar com um ginecologista de confiança.

Há uma chance muito pequena do DIU sair do lugar ou cair. Portanto, a mulher deve fazer check-ups periodicamente, pois se acontecer, ela não estará protegida de uma possível gravidez.

Programa Nosso Momento

A Paraná Clínicas oferece, dentro do Priori, o programa Nosso Momento, que visa o acolhimento das famílias que necessitam organizar sua estrutura familiar e tem por finalidade orientar e educar nossos beneficiários quanto aos métodos contraceptivos mais adequados para cada caso, e prevenir gestações indesejadas e de alto risco. Os principais métodos utilizados são os de barreiras hormonais e cirúrgicos.

Nesse Programa esclarecemos suas dúvidas e ajudamos a escolher o melhor método para você.

Saiba mais aqui

 

Referências:

DIU de cobre, prata ou hormonal: qual o mais indicado, afinal? Dra Fernanda Torras. Disponível em: <https://drafernandatorras.com.br/diu-de-cobre-prata-hormonal-siu>. Acesso em 22 de junho de 2021.

FRANCES E. Casey. Dispositivos intrauterinos (DIU). Msdmanuals. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/planejamento-familiar/dispositivos-intrauterinos-diu>. Acesso em 22 de Junho de 2021.