De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda causa mais comum de morte em homens no Brasil com mais de 14 mil óbitos. Em 2018 foram diagnosticados 68.220 novos casos e esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12  novos casos a cada 100 mil homens. O Novembro Azul foi criado para mudar essa realidade e conscientizar a população, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Em entrevista para o blog da Paraná Clínicas, o urologista Dr. João Michelotto, explica que essa doença de natureza maligna afeta a próstata, o órgão do sistema gênito-urinário masculino responsável por auxiliar na produção e ejaculação do sêmen. 

Como diagnosticar o câncer de próstata?

Geralmente, não há sintomas durante os estágios iniciais mas a triagem pode detectar alterações que podem indicar câncer. Além do toque retal, a triagem envolve um teste que mede os níveis de PSA no sangue. Altos níveis sugerem que o câncer pode estar presente.

Qual a utilidade do toque retal?

O doutor João Michelotto explica que o toque retal faz parte do exame físico e que, esse tipo de exame avalia o tamanho e consistência da próstata. “Um nódulo endurecido palpado na próstata pode indicar a presença do câncer no órgão.” completa o especialista. 

Quais são os principais sintomas?

O câncer de próstata é mais comum a partir dos 50 anos, nas fases mais avançadas podem causar alterações do jato urinário, sangramento na urina e dor local. Em caso de metástases óssea, pode causar dor e até fratura em ossos acometidos. Fique atento aos seguintes sintomas:

  • dificuldade ou dor ao urinar
  • vontade frequente de urinar, especialmente à noite
  • sangue na urina ou sêmen
  • em alguns casos, dor na ejaculação
  • dificuldade em obter ou manter uma ereção
  • dor ou desconforto ao sentar, se a próstata estiver aumentada

Fatores de risco

Os médicos não sabem exatamente porque o câncer de próstata ocorre, mas os seguintes fatores de risco podem torná-lo mais provável:

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco em homens com peso corporal mais elevado.

Como tratar o câncer de próstata?

O tratamento é realizado conforme o estágio da doença e pode combinar várias modalidades/técnicas de tratamento. Para doenças localizadas na próstata pode ser realizada a cirurgia, radioterapia ou a vigilância ativa. Em casos mais avançados realiza-se hormonioterapia ou quimioterapia, tratamento consiste na realização de injeções ou comprimidos.

Programa Prevenir 

Criado pela Paraná Clínicas, o PRIORI é um programa de saúde multidisciplinar que tem como objetivo gerenciar e monitorar pacientes que precisam de maior atenção. Para isso, disponibilizamos profissionais capacitados de diferentes especialidades, para que o paciente tenha um  atendimento personalizado. 

Prevenir é sempre melhor que remediar! Por isso, o Programa Prevenir atua com exames simples, quando indicados, para ajudar na prevenção dos tipos de câncer mais comuns, inclusive o câncer de próstata. 

Aproveite que o Novembro Azul ainda não acabou e marque já sua consulta preventiva com nossos especialistas. 

AGENDE SUA CONSULTA