Quando voc√™ ingere algo, o esf√≠ncter entre o es√īfago e o est√īmago se abre para a passagem do alimento. Esse processo acontece quando o funcionamento do organismo est√° normal. No entanto, algumas pessoas t√™m o esf√≠ncter mais distendido e com isso, sentem o suco g√°strico voltando do est√īmago para o es√īfago (o que causa a famosa queima√ß√£o).¬†

Estima-se que 20% da população em geral sofra continuamente de refluxo e que 40% terão os sintomas ao menos uma vez na vida. Pensando nisso, elaboramos esse texto sobre as causas e tratamentos, bem como alguns mitos e verdades que ouvimos do senso comum a respeito do tema. Acompanhe conosco e saiba mais! 

 

Como identificar e tratar o refluxo

O est√īmago possui paredes grossas e fortes para suportar o n√≠vel de acidez do suco g√°strico, respons√°vel pela digest√£o dos alimentos (a escala de pH varia de 0 a 14. Um pH de 7 √© neutro. Um pH inferior a 7 √© √°cido).¬†

Por√©m, quando o esf√≠ncter esof√°gico ‚Äď estrutura muscular que abre e fecha, controlando a passagem dos alimentos ‚Äď √© mais largo que o normal, o est√īmago libera o l√≠quido para facilitar a digest√£o e esse l√≠quido acaba subindo at√© o es√īfago, lesionando o √≥rg√£o.¬†

Essa doença do refluxo gastroesofágico é bastante comum na realidade. Mas com algumas medidas simples, você pode prevenir e melhorar sua qualidade de vida: 

  • N√£o se deitar logo ap√≥s refei√ß√Ķes;¬†
  • Investir na alimenta√ß√£o a cada 3 horas;¬†
  • Abolir o tabagismo e alcoolismo;¬†
  • Evitar alimentos industrializados.¬†

 

Mitos e verdades sobre refluxo

Agora que já sabemos o que acontece com nosso corpo quando temos refluxo e o que fazer para evitar esse desconforto, listamos algumas frases que geralmente ouvimos quando falamos do assunto. Você seria capaz de dizer qual é verdade e qual é mito? 

 

  • Lim√£o com √°gua em jejum faz mal: VERDADE!¬†

√°gua com lim√£o

Em jejum faz mal sim, mas depois do caf√© da manh√£, n√£o tem problema consumir. Isso porque ap√≥s a ingest√£o do lim√£o, quase que imediatamente, ele se transforma em sais alcalinos (citratos de c√°lcio, magn√©sio, ferro, pot√°ssio, etc) e √© capaz de neutralizar a acidez do est√īmago, diminuindo a sensa√ß√£o de queima√ß√£o na garganta.¬†

 

  • Obesidade pode ocasionar o refluxo: VERDADE!¬†

obesidade

 

A obesidade pode causar um aumento da press√£o intra-abdominal, que √© um dos mecanismos anat√īmicos que favorecem o refluxo. O controle do peso contribui para o tratamento da doen√ßa.

 

  • O refluxo est√° relacionado com alguma doen√ßa do cora√ß√£o? MITO!¬†

problemas no coração

Não há nenhuma relação, mas doenças do coração e refluxo podem provocar dores semelhantes, na região retroesternal, no meio do tórax, e por isso estas doenças podem ser confundidas. 

 

Alimentos de f√°cil digest√£o para quem tem refluxo

O refluxo pode ser imprevisível. Mesmo evitando certos tipos de alimentos, você ainda pode ser surpreendido por ele. Mas isso não significa que é impossível diminuir as chances de ter uma crise. Veja abaixo alguns alimentos para reduzir os sintomas:

  • Abacate, banana, goiaba, ma√ß√£, mam√£o, melancia, uva.
  • Ervilha, feij√£o, gr√£o-de-bico, lentilha.
  • Alface, espinafre, couve, br√≥colis, salsinha, gengibre.

 

Com base nas indica√ß√Ķes e cuidados que apresentamos ao longo do texto, com certeza as chances de ter um refluxo v√£o diminuir consideravelmente. Para continuar acompanhando nosso conte√ļdo recheado de informa√ß√Ķes e dicas na √°rea da sa√ļde, basta acessar a aba “Not√≠cias” aqui no site ou seguir nosso perfil nas redes sociais.¬†

 

Nossos serviços

Na Paraná Clínicas, disponibilizamos consultas por telefone e por vídeo chamada, dependendo da especialidade.

Para mais informa√ß√Ķes clique aqui e caso necess√°rio agende pelo Teleconsultas: (41) 3340-3030.

Tamb√©m temos o Telecorona (41) 3544-8688 para atendimento de suspeitas de COVID-19, orienta√ß√Ķes sobre libera√ß√£o de guias e renova√ß√£o de receitas.

 

FONTES: Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico. abcfarma. 2021. Disponível em: https://site.abcfarma.org.br/. Acesso em 30 de maio de 2021.

TRUCOM, Concei√ß√£o. O Poder da Cura do Lim√£o. 1¬™ edi√ß√£o. S√£o Paulo. Editora Ala√ļde, 2004.