Quando você ingere algo, o esfíncter entre o esôfago e o estômago se abre para a passagem do alimento. Esse processo acontece quando o funcionamento do organismo está normal. No entanto, algumas pessoas têm o esfíncter mais distendido e com isso, sentem o suco gástrico voltando do estômago para o esôfago (o que causa a famosa queimação). 

Estima-se que 20% da população em geral sofra continuamente de refluxo e que 40% terão os sintomas ao menos uma vez na vida. Pensando nisso, elaboramos esse texto sobre as causas e tratamentos, bem como alguns mitos e verdades que ouvimos do senso comum a respeito do tema. Acompanhe conosco e saiba mais! 

 

Como identificar e tratar o refluxo

O estômago possui paredes grossas e fortes para suportar o nível de acidez do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos (a escala de pH varia de 0 a 14. Um pH de 7 é neutro. Um pH inferior a 7 é ácido). 

Porém, quando o esfíncter esofágico – estrutura muscular que abre e fecha, controlando a passagem dos alimentos – é mais largo que o normal, o estômago libera o líquido para facilitar a digestão e esse líquido acaba subindo até o esôfago, lesionando o órgão. 

Essa doença do refluxo gastroesofágico é bastante comum na realidade. Mas com algumas medidas simples, você pode prevenir e melhorar sua qualidade de vida: 

  • Não se deitar logo após refeições; 
  • Investir na alimentação a cada 3 horas; 
  • Abolir o tabagismo e alcoolismo; 
  • Evitar alimentos industrializados. 

 

Mitos e verdades sobre refluxo

Agora que já sabemos o que acontece com nosso corpo quando temos refluxo e o que fazer para evitar esse desconforto, listamos algumas frases que geralmente ouvimos quando falamos do assunto. Você seria capaz de dizer qual é verdade e qual é mito? 

 

  • Limão com água em jejum faz mal: VERDADE! 

água com limão

Em jejum faz mal sim, mas depois do café da manhã, não tem problema consumir. Isso porque após a ingestão do limão, quase que imediatamente, ele se transforma em sais alcalinos (citratos de cálcio, magnésio, ferro, potássio, etc) e é capaz de neutralizar a acidez do estômago, diminuindo a sensação de queimação na garganta. 

 

  • Obesidade pode ocasionar o refluxo: VERDADE! 

obesidade

 

A obesidade pode causar um aumento da pressão intra-abdominal, que é um dos mecanismos anatômicos que favorecem o refluxo. O controle do peso contribui para o tratamento da doença.

 

  • O refluxo está relacionado com alguma doença do coração? MITO! 

problemas no coração

Não há nenhuma relação, mas doenças do coração e refluxo podem provocar dores semelhantes, na região retroesternal, no meio do tórax, e por isso estas doenças podem ser confundidas. 

 

Alimentos de fácil digestão para quem tem refluxo

O refluxo pode ser imprevisível. Mesmo evitando certos tipos de alimentos, você ainda pode ser surpreendido por ele. Mas isso não significa que é impossível diminuir as chances de ter uma crise. Veja abaixo alguns alimentos para reduzir os sintomas:

  • Abacate, banana, goiaba, maçã, mamão, melancia, uva.
  • Ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha.
  • Alface, espinafre, couve, brócolis, salsinha, gengibre.

 

Com base nas indicações e cuidados que apresentamos ao longo do texto, com certeza as chances de ter um refluxo vão diminuir consideravelmente. Para continuar acompanhando nosso conteúdo recheado de informações e dicas na área da saúde, basta acessar a aba “Notícias” aqui no site ou seguir nosso perfil nas redes sociais. 

 

Nossos serviços

Na Paraná Clínicas, disponibilizamos consultas por telefone e por vídeo chamada, dependendo da especialidade.

Para mais informações clique aqui e caso necessário agende pelo Teleconsultas: (41) 3340-3030.

Também temos o Telecorona (41) 3544-8688 para atendimento de suspeitas de COVID-19, orientações sobre liberação de guias e renovação de receitas.

 

FONTES: Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico. abcfarma. 2021. Disponível em: https://site.abcfarma.org.br/. Acesso em 30 de maio de 2021.

TRUCOM, Conceição. O Poder da Cura do Limão. 1ª edição. São Paulo. Editora Alaúde, 2004.